25/03/2015 às 17:37

Governo firma acordo técnico com organização internacional

Termo de cooperação prevê intercâmbio científico em áreas como tecnologia, direitos humanos e gestão pública. Organismo reúne 23 países 

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O governo do Distrito Federal e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) firmaram acordo de cooperação nesta manhã (25), no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

O Distrito Federal é a primeira unidade da Federação a assinar o documento, que, segundo o secretário-geral da OEI, Paulo Speller, foi também proposto a outros locais do País.

Com a novidade, ficam criadas possibilidades importantes para o DF, como intercâmbio, planejamento de programas sociais e divulgação de Brasília como atrativo turístico.

“É muito importante o Distrito Federal poder se abrir cada vez mais para a relação com outros países, especialmente com esses, que fazem parte da Organização dos Estados Ibero-Americanos”, destacou o governador Rodrigo Rollemberg, que assinou o termo ao lado de Speller.

O acordo tem vigência de dois anos, prorrogáveis por mais dois, e propõe que ações específicas sejam estudadas e formuladas entre a organização e os órgãos do governo. Serão beneficiadas áreas como educação, cultura; ciência, tecnologia e inovação; direitos humanos e cidadania; gestão pública; e saúde e segurança alimentar.

A novidade foi recebida com satisfação pelo secretariado presente na assinatura. “A abrangência (do acordo) é fenomenal, vamos aproveitar ao máximo”, comemorou o secretário de Educação, Júlio Gregório.

Seminários
Criada em 1949, a Organização dos Estados Ibero-Americanos é um organismo internacional de caráter governamental e que reúne 23 países, incluindo o Brasil. Promove a cooperação científica por meio de seminários, cursos e intercâmbios.

Eleito em agosto do ano passado para o período de 2015 a 2018, Paulo Speller é o primeiro brasileiro a exercer o cargo de secretário-geral da OEI.

Speller é ex-secretário de Educação Superior do Ministério da Educação e ex-reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da Universidade Federal de Mato Grosso.

 

Veja a galeria de fotos: