26/03/2015 às 13:52

Centro Educacional nº 6 de Taguatinga faz mobilização contra a violência

Reunião hoje, às 11h30, discutirá policiamento fixo no colégio, com presença do secretário Júlio Gregório 

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília

O Centro Educacional nº 6 de Taguatinga suspendeu as aulas nesta quinta-feira (26) para se mobilizar contra a violência. Diego Henrique Vicente Silva, de 19 anos, aluno do 6º ano, foi assassinado com três tiros por volta das 21 horas de ontem (25), no intervalo das aulas. Há três anos no cargo, o diretor do colégio, Rodrigo de Franco Sousa Filgueira, diz que professores e alunos não tiveram condições de realizar as atividades hoje, mas afirma que as aulas serão retomadas nesta sexta-feira (27). Segundo ele, no momento do crime, havia um vigilante terceirizado na escola.

Daqui a pouco, às 11h30, representantes do Batalhão de Policiamento Escolar, de alunos, do colégio e do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) reúnem-se para discutir a possibilidade de policiamento fixo no local. O secretário de Educação, Júlio Gregório — professor da escola de 1983 a 1985 — estará presente no encontro.

Motivo do crime
O motivo do crime teria sido uma briga entre torcidas de times de futebol diferentes. “As informações que tenho são que os envolvidos assistiram a um jogo no Serejão entre o Brasiliense e o Paracatu e depois foram assistir às aulas. Em algum momento, houve uma discussão entre dois alunos no pátio. Um deles ligou para um terceiro, que chegou em um carro acompanhado de um colega e disparou os tiros”, conta Filgueira.

Ainda não se sabe quantas pessoas havia dentro do carro, pois, quando os dois suspeitos entraram na escola armados, outra pessoa ficou esperando dentro do veículo, que saiu em disparada depois do crime. “Além do Diego, outro aluno estava na mira dos suspeitos, mas conseguiu fugir”, revela o diretor. No período noturno, a escola abriga 800 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Um dos alunos que presenciou o assassinato conseguiu filmar a placa do veículo e passou o material para a direção. Ninguém foi preso, mas já existe um suspeito. O caso será investigado pela 17ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga Norte.