31/03/2015 às 20:39

Criador do Procon Mobile pretende expandir a ideia

Jovem, que começou a se interessar por tecnologia ainda na infância, já foi convidado para desenvolver o aplicativo em outro órgão

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília

Montar e desmontar carrinhos, criar jogos de video game e aprender a mexer no computador — isso tudo com apenas 7 anos de idade — foram atividades que marcaram o começo da trajetória de David Kalil, 27 anos, criador do Procon Mobile. Lançado nesta terça-feira (31) na Rodoviária do Plano Piloto, o aplicativo para smartphones facilita o acesso ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), além de oferecer dicas e permitir consultas a andamento de processos.

Para desenvolver o Procon Mobile, o técnico se baseou em programas utilizados em instituições similares do Rio de Janeiro (RJ) e de Porto Alegre (RS). “Achei muito interessante e quis trazer para a capital.” David, ainda assustado com a repercussão de seu invento, conta que já foi convidado para multiplicar a ideia em outros órgãos do DF. “Me ligaram para fazer o aplicativo do Na Hora. Estou me dedicando a esse desafio e me preparando para os próximos.”

Dois diplomas
Apesar de seu interesse por tecnologia, David optou por fazer a faculdade de Teologia assim que terminou o ensino médio na rede pública do DF. Isso porque a mãe e o padrasto dele são pastores evangélicos. “Não descarto seguir esse caminho futuramente, mas agora meu interesse está voltado para a área científica”, ressalta. O segundo curso superior foi em Tecnologia da Informação, concluído com certa dificuldade financeira em uma universidade particular.

Constantemente incentivado a prestar concursos públicos pelo padrasto, que é bombeiro militar, David foi aprovado na seleção do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) do DF e entrou para o quadro em 2013. “Sempre brinquei de elaborar games e fazer aplicativos para pizzarias apenas para ganhar comida de graça em troca. Quando entrei no Procon, vi que poderia ir muito além, criar algo que pudesse beneficiar a população como um todo. Graças a Deus estou conseguindo e vou fazer muito mais.”

Leia também:

Procon-DF lança aplicativo para aproximar o consumidor dos seus direitos