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03/04/2015 às 20:38, atualizado em 12/05/2016 às 17:50
Mais de 70 servidores do DFTrans estão de plantão para solucionar problemas
Nesta sexta-feira (3), primeiro dia da cobrança de tarifa no Expresso Sul, houve registro de alguns transtornos, mas todos foram resolvidos pelos servidores do Transporte Urbano do DF (DFTrans) — mais de 70 deles trabalham em regime de plantão. Corredor que liga as regiões administrativas de Santa Maria, do Gama e do Park Way ao Plano Piloto, o Expresso Sul faz parte do futuro sistema BRT (sigla para bus rapid transit ou ônibus de trânsito rápido).
O Bilhete Único (uma das alternativas para quem não tem direito à gratuidade ou ao vale-transporte), desde segunda-feira (30), pode ser adquirido por R$ 3 ou recarregado com qualquer valor.
O cartão é encontrado em qualquer posto do Sistema de Bilhetagem Automática. A recarga só não pode ser feita nas estações ao longo do percurso (Caub, Periquito, Santos Dumont e Park Way), onde não há unidade do DFTrans. Esses locais efetuam somente a venda de cartões carregados — com R$ 3 ou R$ 15.
Durante a madrugada, um problema na conexão com a internet inviabilizou a recarga de cartões na Rodoviária do Plano Piloto. A situação foi resolvida às 10 horas. Além disso, dois veículos foram levados para a garagem, para troca do validador de cartões, o que ocasionou atraso de 40 minutos na frequência dos coletivos — depois normalizada. O sistema conta atualmente com cem ônibus — nos feriados e nos domingos, funciona com 40% da frota; aos sábados, com 60%.
Houve reclamações de quem não conseguiu usar os cartões estudantis. O DFTrans informa que tais cartões não são aceitos pelo transporte público do DF nos fins de semana e feriados, a menos que se comprove, com declaração da instituição de ensino, no ato do cadastro, haver aula naquele dia.
Uma equipe do órgão está em ronda desde cedo para acompanhar o primeiro dia de operação; uma parte também presta informações e dá apoio aos passageiros nos locais de embarque. De acordo com o DFTrans, nenhum passageiro ficou sem embarcar.
O início da operação hoje, um feriado, permitiu que fossem detectados problemas, a fim de que não haja complicações na segunda-feira — primeiro dia útil de vigência da tarifa. A cobrança foi divulgada nas estações, nos terminais, nos ônibus e em veículos de comunicação. O Expresso Sul começou a ser testado em 30 de junho de 2014 e, por nove meses, operou na chamada operação branca — sem cobrança de passagem.
Como funciona
Nas linhas expressas, os cartões do Sistema de Bilhetagem Automática são a única forma de pagamento admitida. Já nas linhas paradoras, será aceito dinheiro por uma semana, prazo prorrogável por igual período, se necessário. No entanto, o pagamento em espécie não se mostra vantajoso para o passageiro que deseja fazer integração, uma vez que será necessário pagar passagem ao entrar em outro ônibus (apenas o estudantil é integrado ao metrô).
Com o cartão, o passageiro terá duas horas para fazer isso sem precisar pagar mais uma tarifa. Portanto, o órgão reforça a importância em adquirir os cartões, que são de uso individual.
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