09/04/2015 às 11:33, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Falhas no Expresso Sul estão sendo solucionadas

Aparelhos de cobrança que apresentaram defeito já foram substituídos. Quem foi prejudicado será reembolsado

Por Da Agência Brasília

Atualizado em 9 de abril, às 16h21

A versão anterior informava que o prazo para pagamento em dinheiro das viagens nas linhas paradoras acabaria amanhã (10) e, a partir de sábado (11), elas poderiam ser pagas somente com cartão do Sistema de Bilhetagem Automática. Segundo o DFTrans, ainda não há prazo para fim do pagamento em dinheiro nas linhas paradoras.

Desde o início da cobrança de passagens no Expresso Sul, na sexta-feira (3), os validadores (equipamentos que registram a viagem e debitam do cartão o valor da passagem) que apresentaram defeito no sistema operacional e cobraram viagens em dobro já foram substituídos. O problema ocorreu na segunda (6) e na terça-feira (7). De acordo com informações do Transporte Urbano do DF (DFTrans), o Sistema de Bilhetagem Automática falhou em apenas 3% das operações. Ontem não se registraram ocorrências.

Quem tiver sido prejudicado com a cobrança dupla deve pedir o reembolso do valor no posto do Expresso Sul da Galeria dos Estados. A solicitação deve ser feita por escrito (pode ser à mão) e conter o horário e o local em que ocorreram os débitos errados. O DFTrans analisará todos os casos e reembolsará em forma de crédito no próprio cartão do sistema.

Outro problema desses primeiros dias de operação do Expresso Sul foi a demora na chegada dos ônibus em algumas regiões. Técnicos do DFTrans estão acompanhando as operações para aperfeiçoar a tabela horária e a distribuição das linhas. Três ônibus articulados reforçaram o atendimento às linhas de Santa Maria. Com essa medida, o intervalo entre a chegada dos veículos diminuiu em 5 minutos. Também houve redução do tempo de espera no Gama — de 21 para 15 minutos.

Opções de cartão
São seis opções de cartão vendidas nos postos do Sistema de Bilhetagem Automática: Estudante, Especial, Sênior, Vale-Transporte, Bilhete Único e Cidadão. Também existe a modalidade funcional, restrita a funcionários de operadoras do transporte público no DF. Quem já tem um dos tipos não precisa comprar outro. Todas as opções serão aceitas nos ônibus do Expresso Sul e são vendidas nos postos de atendimento do sistema. Esses cartões já são utilizados no sistema de ônibus. O Cartão Estudante também é aceito no metrô.

Leia mais:

Começa cobrança de tarifa no Expresso Sul