16/04/2015 às 16:55

Padrinhos dão perfil ainda mais familiar às creches públicas

Representantes de vários segmentos da sociedade ficam encarregados de acompanhar o desenvolvimento dos alunos e o cotidiano das unidades

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


André Araújo e Cristina Melo são padrinhos da creche Pica-Pau-Branco na QR 307 de Samambaia.
André Araújo e Cristina Melo são padrinhos da creche Pica-Pau-Branco na QR 307 de Samambaia.. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A comunidade de Samambaia recebeu mais dois Centros de Educação da Primeira Infância (Cepis) na manhã desta quinta-feira (16): as creches Pica-Pau-Branco e Angico, na QR 307 e na QN 503, respectivamente. Assim como nas outras 33 unidades de ensino já em funcionamento, pessoas da sociedade são escolhidas como padrinhos ou madrinhas simbólicos das unidades. A subsecretária de Concessões da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Cristina Melo, e o representante de uma construtora civil, André Araújo, são os patronos da Pica-Pau-Branco.

“Nossa função será ajudar a transformar esses ambientes em locais familiares. Vamos acompanhar o cotidiano dos Cepis para assegurar o desenvolvimento das unidades e desses pequeninos estudantes”, garante Cristina. Os centros inaugurados têm, cada um, capacidade para 112 crianças de até 5 anos e já estão abertos à comunidade, atendendo em tempo integral, das 7h30 às 17h30, com cinco refeições diárias.

“Se tivermos a capacidade de garantir a boa parte das crianças de zero a cinco anos o acesso à creche e à educação infantil, mudaremos a vida dessas pessoas e o futuro de Brasília”, destacou o governador Rodrigo Rollemberg, durante a inauguração oficial das unidades.

O administrador de Samambaia, Claudeci Xavier de Miranda, também esteve na solenidade e frisou que a região está em constante crescimento, o que tornam as novas creches fundamentais para assegurar o atendimento à comunidade. “Oferecer esses espaços aos filhos garante às mães a possibilidade de investir na carreira profissional. É um ganho para toda a família”, lembra. Com as novas unidades, a região chega a 11 creches públicas em funcionamento.

Próximo da meta
Tanto a Pica-Pau-Branco quanto a Angico fazem parte de um conjunto de Centros de Educação da Primeira Infância que estão sendo inaugurados este mês. Até o momento foram oito creches entregues pelo governo. Outras três estão previstas para a próxima semana.

Desde o início do mês, foram inauguradas oficialmente unidades em Águas Claras, Asa Norte, Sobradinho, Sobradinho II e Ceilândia. Além disso, mais 25 Cepis estão em fase de construção em várias localidades do DF.

“É uma prioridade absoluta. Estamos em negociação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a liberação de recursos e construção de outras 23. A Secretaria de Educação e a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) estão trabalhando em conjunto para garantir que essas creches cheguem às comunidades mais carentes desse serviço”, enfatizou Rollemberg.

Veja a galeria de fotos: