17/04/2015 às 21:38, atualizado em 17/05/2016 às 14:59

Shows na Torre de TV e na Funarte para celebrar os 55 anos da cidade

Programação neste sábado (18) reúne artistas locais e de outros estados

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

O circuito de shows comemorativos dos 55 anos da capital continua neste sábado (18), na Feira da Torre de TV e na Sala Funarte Cássia Eller. Os dois espaços vão receber espetáculos musicais a partir das 17 horas e das 21 horas, respectivamente.

As 13 integrantes da banda Maria Vai Casoutras estão acostumadas a tocar em Brasília, mas esta será a estreia do grupo — formado há três anos — na programação de aniversário da cidade. A apresentação é parte da agenda da Feira da Torre de TV, e elas deverão subir ao palco às 18h45.

A diversidade musical deste ano animou as meninas, que têm tudo a ver com o clima: tocam sertanejo, axé, maracatu. “Tocamos de tudo um pouco. E essa oportunidade é única para mostrarmos nosso trabalho para a cidade onde moramos”, destacou a percussionista e gaitista da banda, Tatiana Valente Gushiken.

Além dos músicos locais, Brasília ganhará de presente shows de ritmos pernambucanos. Severina e Dulca Baracho, duas cirandeiras que fazem backing vocal (vocal de apoio) para Lia de Itamaracá, cantarão letras do pai — o mestre da ciranda de Pernambuco, Antônio Baracho — e composições autorais. A banda Sensação Paraense também fará parte da festa na Torre de TV.

Na Funarte, a partir das 21 horas, na Sala Cássia Eller, o projeto Surf a Seco, de Marco Michelangelo, misturará teatro e música em um espetáculo gratuito que promete surpreender o público. Cinco artistas usarão artifícios cênicos para mostrar canções de jazz, bossa e punk. Esta é a primeira vez que o concerto teatral se apresenta. Depois do aniversário de 55 anos de Brasília, a ideia é viajar pelo Brasil.

Teatro
Para consagrar outros tipos de arte, a Feira da Torre de TV também receberá a brincadeira com palhaços, mágica e mamulengos de Chico Simões. O artista, assim como a cidade aniversariante, completa 55 anos em 2015. Ele estará acompanhado por Kika Brandão, musicista que tocará pife, pandeiro e rabecão. O espetáculo deste sábado, O Romance do Vaqueiro Benedito, é encenado pelo brasiliense há 30 anos e já percorreu mais de 20 países.

Comemoração cultural do aniversário de Brasília
18 de abril de 2015 (sábado)

Feira da Torre de TV
A partir das 17 horas
Eixo Monumental

Sala Funarte Cássia Eller
Às 21 horas
Setor de Divulgação Cultural, Eixo Monumental (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães)

Veja a programação completa do aniversário da capital federal.