19/04/2015 às 00:42, atualizado em 17/05/2016 às 14:48

Domingo começa com pedal e corrida de rua

Cerca de 4,7 mil pessoas se dividem entre passeio ciclístico na Esplanada e corrida de rua no Eixão Norte

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Ciclistas e corredores de rua profissionais e amadores participam, na manhã deste domingo (19), do passeio ciclístico Brasília é de todos e da Meia Maratona Internacional Caixa de Brasília. Ao todo, aproximadamente 4,7 mil pessoas devem curtir as atividades, que integram a programação do aniversário de 55 anos da capital.

Idealizado pela Secretaria do Esporte e Lazer com o objetivo de promover a paz no trânsito e o respeito ao ciclista, o passeio começa às 10 horas — com concentração em frente à Biblioteca Nacional às 9 h. São esperadas 1,2 mil pessoas.

A atividade é gratuita, e os 400 primeiros participantes ganham uma camiseta alusiva ao aniversário. “Estamos falando de uma cidade plana e planejada, perfeita para andar de bicicleta. Nossa torcida é para que os brasilienses adotem a bike como uma alternativa cotidiana de meio de transporte”, afirma a assessora de gabinete da secretaria e responsável pela programação esportiva, Elizabeth Ribeiro.

O percurso começa na biblioteca e segue pela ciclovia do gramado do Eixo Monumental rumo ao Congresso Nacional. Depois, o grupo faz a volta na Praça das Bandeiras e retorna ao ponto de partida, totalizando quatro quilômetros. “Tanto adultos quanto crianças conseguirão completar o trajeto. Será uma atividade bem democrática”, garante Elizabeth. A Polícia Militar do Distrito Federal e o Departamento de Trânsito (Detran-DF) farão a segurança dos ciclistas, enquanto a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) fornecerá copos de água para hidratação.

Quem mora longe do centro e pretende pedalar no Brasília é de todos terá gratuidade no Metrô-DF entre 9 e 17 horas. A liberação do acesso será feita pelos agentes de estação. Basta estar com a bicicleta e se identificar como participante do passeio ciclístico.

Meia Maratona
Valendo pontos para o ranking nacional de corridas de rua, a Meia Maratona Internacional Caixa de Brasília começa cedo no Eixão Norte, na altura da Quadra 105. Com largadas previstas para as 7h30 (elite feminina) e as 8 h (elite masculina e público em geral), essa é a 16ª edição da prova, que tem cerca de 3,5 mil inscritos.

Um dos competidores é Cláudio Garbi, de 42 anos, quatro deles dedicados à corrida de rua. O empresário pesava 180 quilos quando resolveu dar suas primeiras passadas na atividade física. Cinquenta quilos a menos, ele já esteve em 58 meias maratonas e oito maratonas. “Brasília é a casa dos esportes ao ar livre e, principalmente, da corrida de rua. Tem tudo para ser um grande evento que vai brindar esses 55 anos da capital.”

Veja a programação completa do aniversário de Brasília.