21/04/2015 às 23:46, atualizado em 17/05/2016 às 14:40

Encenações ao ar livre divertem público na Torre de TV

Espetáculos foram apresentados na tarde desta terça-feira

Por Dayane Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A tocantinense Patrícia Almeida Gomes escolheu homenagear Brasília, a cidade que a acolheu há cinco meses, fazendo turismo na região central. Após passeios no Parque da Cidade, a secretária de 36 anos reservou a tarde — das 16 h às 18 h — para assistir às apresentações teatrais na Feira da Torre de TV. “Achei essa proposta de fazer teatro a céu aberto interessante e diferente.”

Ela gostou tanto do espetáculo Os 10 Mandamentos da Capital, do grupo Povo da Rua, que decidiu ficar e acompanhar a peça O Auto da Compadecida, do Teatro Sesc, responsável por arrancar gargalhadas das crianças e dos adultos presentes. O diretor de pesquisas cênicas do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF), Rogero Torquato, salientou que eventos como esse fomentam a cultura local e incentivam os jovens artistas da cidade. “Os atores ficaram animados por se apresentarem para um público grande”, observou.

O primeiro grupo contou a história de um bando que, insatisfeito com o modelo de cidade que aprisiona sentimentos e afetos, decidem partir em busca da Terra Prometida. Já o segundo entrou em cena com um drama nordestino baseado na obra homônima de Ariano Suassuna. Na peça, assim como no livro, os personagens Chicó e João Grilo são dois trapaceiros que tentam ganhar alguns trocados enganando as pessoas numa pequena cidade do sertão paraibano.

Quem também aprovou o teatro no coração de Brasília foi a família Souza, formada pelo casal Raimundo e Mauriza, 36 e 37 anos, respectivamente, e os dois filhos, uma menina de 5 anos e um bebê de dois meses. Raimundo elogiou a estrutura montada e considerou importante a iniciativa de promover uma festa simples, mas bem organizada. “Tudo está muito bom, mesmo com pouco dinheiro do governo”, afirmou.

Veja a programação completa do aniversário de Brasília.

Veja a galeria de fotos: