22/04/2015 às 02:23, atualizado em 17/05/2016 às 14:39

10 mil pessoas participam dos shows em homenagem a Brasília

Público que lotou o gramado em frente à Torre de TV aprovou a programação noturna do feriado

Por Isaac Marra, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Brasília ganhou um belo presente de aniversário na noite desta terça-feira (21). Pelo menos 10 mil pessoas lotaram o gramado em frente à Torre de TV para festejar os 55 anos da cidade, segundo a Polícia Militar. As homenagens vieram das mais variadas formas: aplausos, apresentações teatrais, selfies nos monumentos e, claro, música de qualidade e diversificada, a cara da capital mais miscigenada do País.

Quem saiu de casa para conferir a programação no cartão-postal não se arrependeu. Um palco montado recebeu artistas de Brasília de renome nacional e internacional. O primeiro a se apresentar foi Roberto Corrêa, considerado um dos maiores violeiros do Brasil. Ele tocou por cerca de 40 minutos e interpretou clássicos como Luar do Sertão e Viola enluarada, tudo com o luxuoso acompanhamento da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Depois, sozinha, a Orquestra brindou o público com releituras de trilhas sonoras que marcaram o cinema, como Super-Homem, Guerra nas Estrelas, Gladiador, Batman, Missão Impossível, entre outros sucessos de bilheteria.

Baile do Almeidinha
O bandolinista Hamilton de Holanda veio na sequência e importou do Rio de Janeiro o projeto Baile do Almeidinha, que busca reviver Brasil afora os famosos sambas de gafieira. Rosa Passos, a primeira convidada do consagrado músico brasiliense, mostrou o que há de melhor da bossa nova e da MPB. Após o show, mostrou-se surpresa com a recepção calorosa das pessoas. “Fiquei imensamente feliz por tocar no aniversário da cidade e achei o público maravilhoso, muito atento ao nosso trabalho”, elogiou.

Ellen Oléria também cantou ao lado de Hamilton de Holanda. Por mais de 30 minutos, apresentou composições próprias, além de interpretar Vinicius de Moraes e Adoniran Barbosa. A cantora interrompeu um circuito de apresentações em Londres para participar do aniversário de Brasília. “Me senti abençoada por pisar o mesmo palco que Rosa Passos, nessa festa de grande magnitude que reúne artistas de referência pra mim.”

O governador Rodrigo Rollemberg e sua esposa, Márcia Rollemberg, acompanharam todos os shows. O chefe do Executivo escolheu o mezanino da Torre de TV para assistir à Orquestra Sinfônica e Roberto Corrêa. Depois, se misturou ao público para prestigiar as outras atrações da noite. “Senti uma energia muito positiva, que me anima a continuar trabalhando por uma Brasília cada vez melhor.”

O evento recebeu gente de todas as regiões administrativas. A estudante Larissa Paz, de 23 anos, saiu de Santa Maria e convenceu os amigos Davi Melo e Luana Nascimento, 26 e 27 anos, respectivamente, residentes no Jardins Mangueiral, em São Sebastião, a seguirem com ela para a região central. “É o tipo de evento que é a cara de Brasília. Não poderia deixar de vir”, afirmou Larissa.

Já Luana destacou a qualidade dos shows. “A programação é diferente, bem preparada e de qualidade”, constatou a estudante. “Vim especialmente pela Ellen Oléria, mas foi muito agradável ouvir a Orquestra Sinfônica”, destacou Davi, técnico em laboratório.

Veja a programação completa do aniversário de Brasília.

Veja a galeria de fotos: