26/04/2015 às 14:23, atualizado em 31/05/2017 às 21:06

1º Encontro de Turismo Criativo de Brasília será na Funarte

Evento pretende criar novas ideais, produtos, estratégias e oportunidades práticas para o destino

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Turismo

Para disseminar conhecimento no mercado turístico, promover o debate e estimular a adoção de práticas criativas e inovadoras, a Secretaria de Turismo de Brasília organizará, em parceria com o Sebrae no DF, o 1º Encontro de Turismo Criativo de Brasília, em 29 de abril, no Espaço Funarte.

O evento será aberto a empreendedores da cadeia produtiva do turismo, da gastronomia, da economia criativa e do marketing e da publicidade, além de artistas, acadêmicos, profissionais de imprensa, empresários e comunidade em geral.

Serão promovidos seminário e oficina de planejamento para apresentação da temática Turismo Criativo; palestras com a participação de personalidades dos turismos criativo local e nacional; além do levantamento de diretrizes e propostas para construção do Plano de Turismo Criativo de Brasília (Como transformar Brasília na Capital do Turismo Criativo?).

“A Secretaria de Turismo do DF pretende desenvolver, com o apoio de lideranças do setor e instituições parceiras, o Plano de Turismo Criativo de Brasília, por meio do qual se buscará transformar a cidade em referência no âmbito do turismo criativo”, afirmou o secretário Jaime Recena.

Para a subsecretária de Produtos e Serviços Turísticos, Caetana Franarin, o turismo criativo traduz-se, na atualidade, como a nova tendência do mercado mundial e como uma necessidade de diversificar o setor turístico para a competitividade: “Faz-se necessário promover o debate e estimular a adoção dessa nova prática com o intuito de desenvolver o segmento e adaptar suas propostas de oferta a essa nova demanda de mercado”.

Eloi Zanetti, escritor e especialista de inovação pela Escola de Criatividade, que desenvolve metodologia própria de turismo criativo para diversos projetos em destinos pelo País, trabalha com o conceito central de criar e gerar novas ideais, produtos, estratégias e oportunidades práticas para um destino, por meio de suas verdadeiras vocações. “Captar e contar histórias reais, gerar senso de pertencimento à comunidade e finalmente despertar encantamento de visitantes e investidores pela inovação de forma ampla, são a base de todo trabalho de criatividade para o setor”.

Jean Sigel, consultor especialista em turismo criativo, afirma que é preciso proporcionar aos visitantes a possibilidade de fazer uma imersão, não apenas na cultura, nas artes e na gastronomia de uma cidade ou região, mas também no modo de vida das pessoas, nos eventos de rua, nos novos negócios, na tecnologia, nos roteiros e visitas fora do lugar comum; proporcionando-lhes vivências únicas e verdadeiramente inovadoras, com base na nova economia criativa: “Destinos criativos atraem mais turistas e negócios.”

No Brasil, Porto Alegre foi o primeiro município brasileiro a discutir um programa de turismo criativo, em 2013, sendo a única cidade da América Latina a ter o selo de cidade criativa pela Creative Tourism Network, organização internacional criada com o objetivo de fomentar o turismo criativo em todo o mundo.

Programação do evento
Para apresentar a importância de novas oportunidades de negócios aos empreendedores da cadeia produtiva do turismo, o diretor da Escola de Criatividade, Jean Sigel, apresenta a palestra Que história é essa de Turismo Criativo?; o ex-presidente da empresa São Paulo Turismo e atual diretor-executivo do Canal Arte 1, Caio Luis de Carvalho, leva ao encontro o Projeto São Paulo Criativa; e o responsável pelo Project Hub em SP e pelo Prêmio Brasil Criativo e a Creative Business Cup, Lucas Forster, fala sobre Cidades Criativas e Economia Criativa — Mitos e Verdades. Após as conferências, haverá um almoço nos food trucks e uma apresentação cultural surpresa.

Às 14 horas, o grupo retoma as atividades com o Mini 15×15, evento promovido pela Escola de Criatividade, no qual cada empreendedor do segmento tem 15 minutos para dar seu recado criativo. Experimente Brasília, Novo Guia de Brasília, da autora Gabriela Bilá, Hostel7 e Camelo Bike Tour apresentam negócios que nasceram com objetivo de fomentar a cadeia de turismo criativo de Brasília.

O Bate-Papo Provóquios, com a economista Cláudia Leitão e o diretor da Escola de Criatividade, Eloi Zaneti, conta com a participação das Secretarias de Turismo, de Cultura, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Associação Brasileira das Agências de Turismo Receptivo e do Sindicato dos Guias de Turismo do DF.

Com a palestra de encerramento, O Universo Criativo das Viagens, Ricardo Freire, fundador e editor-chefe do popular blog de turismo viajenaviagem.com, leva aos participantes suas experiências com turismo criativo pelo mundo.

1º Encontro de Turismo Criativo de Brasília
29 de abril de 2015 (quarta-feira)
Das 8 às 18 horas
No Espaço Funarte – Sala Plínio Marcos – Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural
Inscrições: www.df.sebrae.com.br ou pelo telefone: 0800 570 0800, das 8 às 18 horas