30/04/2015 às 12:03, atualizado em 16/03/2017 às 16:39

Eventos de grande porte entram para o calendário oficial de Brasília

Atrações como motociclismo, música gospel e agropecuária vão divertir o público e aquecer ainda mais a economia local

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Feira Internacional de Artesanato (Finnar), Brasília Motocapital, Festa dos Estados Gospel e Exposição Agropecuária do Gama (Expogama) agora fazem parte do calendário oficial de Brasília. Resultado de projetos de lei apresentados na Câmara Legislativa do Distrito Federal, a inclusão das festividades foi publicada em 27 de abril no Diário Oficial do DF.

A decisão significa que esses eventos terão respaldo do governo de Brasília para ocorrer e, na medida do possível, apoio e incentivo de secretarias relacionadas às programações, como as de Turismo e de Cultura. Agregar essas festividades significa aquecer o comércio e favorecer o desenvolvimento dos setores envolvidos. “São eventos já consolidados e capazes de gerar renda e emprego”, destaca o secretário de Turismo, Jaime Recena.

Hotéis e restaurantes
A 10ª Feira Internacional de Artesanato, que terminou em 26 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, acumulou 110 mil visitantes durante os dez dias de funcionamento e originou renda de R$ 2,5 milhões em vendas diretas. Além dos negócios, a Finnar rendeu frutos para a economia de Brasília: “90% dos artesãos eram de fora, ou seja, cerca de 1,5 mil pessoas movimentaram os setores hoteleiro e de alimentos”, comemora o diretor administrativo da empresa responsável pela feira, Gunther Carlos de Oliveira Maia.

Em julho, será a vez do encontro Brasília Motocapital, entre os dias 22 e 26. São esperadas cerca de 450 mil pessoas de outras unidades da Federação e de países como Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Canadá, na região da Granja do Torto. “São mais de R$ 3 milhões em aquecimento econômico”, calcula o promotor Marco Antônio Portinho. “Com a inclusão no calendário oficial, nossa credibilidade aumentará e esse capital também, pois a divulgação fora de Brasília será maior.”

Gospel e rodeio
Direcionado ao segmento religioso, a Festa dos Estados Gospel ocorrerá em 8 e 9 de agosto, na Quadra QS 310, de Samambaia. Cerca de mil pessoas se reúnem nos dois dias da comemoração, que terá bandas famosas do setor, como Metal Nobre e Xote Santo. “A ideia é evangelizar por meio da música e expandir esse evento além dos muros da igreja”, planeja o idealizador da festa, Marcos Moreira.

Para os fãs de montaria, a Expogama retorna este ano entre os dias 1º e 4 de outubro. A exposição, que ficou dois anos sem ser promovida por falta de verba, deve ocupar a Avenida Contorno (Setor Oeste da região administrativa). Haverá mostras de bovinos, feira de negócios agropecuários e rodeios. “É uma maneira também de promover e divulgar a cidade”, frisa o promotor da Expogama, Adelino Roberto Barbosa. “Vamos abrir as portas para receber o público do Entorno, de Minas Gerais e Goiás.”