01/05/2015 às 19:29

Mutirão do Trabalho atende cidadãos no Zoológico de Brasília

Ação, que será levada a todas as regiões administrativas, orientou cidadãos e emitiu documentos para quem busca emprego

Por Étore Medeiros, da Agência Brasília


. Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília

Luis Carlos Pereira, de 25 anos, foi uma das cerca de 400 pessoas atendidas pelo Mutirão do Trabalho, nesta sexta-feira (1º). Desempregado e de olho em uma recolocação no mercado, ele procurou uma das tendas montadas na Fundação Zoológico de Brasília para tirar sua carteira de trabalho. “Estou com uma oferta boa de emprego, de motorista, mas me pediram a carteira”, explica. “Vim fazer logo, porque sei que aqui se resolve fácil”, completa o morador do Guará, que obteve o documento em menos de cinco minutos.

O mutirão foi organizado pela Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo, em parceria com a Fundação Jardim Zoológico de Brasília. A iniciativa já passou por locais como Varjão e Brazlândia, e será levada a todas as regiões administrativas. No próximo dia 9, a ação chegará ao Sol Nascente, em Ceilândia. No dia 22 de maio, será a vez da Fercal, em Sobradinho. “O atendimento ao trabalhador é uma prioridade para o governo e, para nós, uma preocupação constante”, comentou o titular da pasta, Georges Michel Sobrinho, ao apresentar a iniciativa a outros secretários e a deputados distritais que estiveram no evento.

Além da emissão de carteiras de trabalho, os servidores da secretaria orientavam os interessados sobre cursos de capacitação profissional, empreendedorismo e o funcionamento da Agência Virtual, que oferece vagas de trabalho. O mutirão contou ainda com um estande do Banco de Brasília (BRB), que prestou informações sobre microcrédito, e outro do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), que fez uma ação de conscientização.

O público teve acesso ainda à massoterapia oferecida pela Associação Brasiliense de Deficientes Visuais e a itens de artesanato vendidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar-DF). Atraídos pelo evento, food trucks ofereceram aos visitantes opções de alimentação a preços acessíveis.

Veja a galeria de fotos: