01/05/2015 às 12:47

Projeto já recebeu mais de 2 mil livros

Arrecadação para bibliotecas de unidades de internação vai até dia 15 de maio

Por Samira Pádua, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A campanha de doação de livros do projeto Leitura — A Arte do Saber arrecadou 2.260 obras até 30 de abril, quando completou 15 dias. A iniciativa da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude existe desde 2014 e tem como objetivo incentivar o hábito de ler em jovens que cumprem medida socioeducativa nas unidades de internação de Brasília.

Hoje, o programa funciona apenas na Unidade de Internação de Santa Maria, mas a secretária da pasta, Jane Klebia Reis, pretende estender o acesso aos livros para as outras seis unidades, que ganharão estrutura semelhante — e já receberam por meio de doação estantes, computadores e mesas. Cerca de 90% dos 150 internos de Santa Maria costumam frequentar aquela biblioteca, segundo Jane Klebia.

A arrecadação de mais de 2 mil livros em 15 dias significa que a campanha está no caminho certo. Porém, segundo a chefe da pasta, a quantidade ainda está longe de ser satisfatória. “A média de livros que precisamos para montar uma biblioteca é 1,5 mil”, afirma. A arrecadação ocorrerá até 15 de maio e a expectativa é de que a pasta consiga 10 mil obras.

Como doar
Quem tiver interesse em participar da campanha deve entregar os livros na sede e no anexo do Palácio do Buriti, na Biblioteca Nacional, no Arquivo Público, nas unidades do Na Hora e nos fóruns de Justiça do DF. “É um livro que está lá na estante, guardadinho, sem utilização, mas dentro do sistema ele se torna uma ferramenta de ressocialização, de aprendizado”, incentiva Jane Klebia. É importante que as obras doadas estejam em bom estado de conservação.

Também existem postos de recolhimento nas Secretarias de Educação; de Cultura; de Ciência, Tecnologia e Inovação; do Esporte e Lazer; de Desenvolvimento Humano e Social; de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; e na própria Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.

A campanha é resultado de parceria com a Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, por meio da Rede Solidária Anjos do Amanhã, e com a Rede Gasol — que doou mil livros.

Postos de coleta
– No Palácio do Buriti (sede e anexo)
– Na Biblioteca Nacional
– No Arquivo Público
– Nas unidades do Na Hora
– Nos fóruns de Justiça do DF
– Na Secretaria de Educação;
– Na Secretaria de Cultura;
– Na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação;
– Na Secretaria do Esporte e Lazer;
– Na Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social;
– Na Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos
– Na Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.

Mais informações: 3213-0704

Leia também:

Campanha busca doação de livros para adolescentes em medida socioeducativa

Literatura ajuda internos a ingressar na faculdade 

Veja a galeria de fotos: