01/05/2015 às 16:47, atualizado em 12/05/2016 às 17:52

Santa Maria comemora o Dia do Trabalho com passeio ciclístico

Ato em defesa da paz quis estimular uso de transportes não poluentes entre os moradores

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília


. Foto:Renato Araújo/Agência Brasília

O Dia do Trabalho foi comemorado de um jeito diferente este ano em Santa Maria. Aproximadamente 200 moradores se uniram em um passeio ciclístico em prol da paz, além de estimular o uso de transportes não poluentes. Durante o percurso, de 5 km, eles percorreram a avenida Alagados, com largada, às 9 horas, no Comércio Local 207 Sul, e chegada, por volta das 10h30, na sede da administração regional.

Um carro de som conduziu os ciclistas com músicas e mensagens de incentivo durante todo o trajeto. A Administração Regional de Santa Maria, que promoveu o Passeio Ciclístico Eu Faço a Paz, contou com o apoio dos empresários locais. Os empreendedores doaram brindes para serem sorteados, como bicicletas, kits de beleza, camisetas, mensalidade em academias, entre outros.

A professora de educação física Kerlen Alves, 42, ganhou uma bicicleta. “Nem acreditei quando chamaram o meu número. Temos que fazer mais eventos como este para motivar a população”, defende. O coordenador do Grupo Escoteiro de Santa Maria (Gesama), Clécio Magalhães, 40, levou dez integrantes de sua equipe para o passeio e o considerou “uma forma de manifestação em prol do bem.”

O administrador regional Nery Moreira da Silva disse que há vários projetos para Santa Maria. O Levanta Santa Maria, que teve sua primeira edição em abril, escolhe seis quadras para receber limpeza nas ruas, pintura de meio-fio, poda de árvores e recolhimento de entulho. A ação acontece na última semana de cada mês e vai conta com o apoio da Vigilância Sanitária, Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), Companhia Energética de Brasília (CEB), Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) e Agência do Trabalhador.

Outro projeto visa a capacitação de dependentes químicos. A ideia é que cada igreja da região escolha um grupo para receber o curso, que começa em 15 de maio e terá duração de dois dias. A administração já está cadastrando os interessados e cada igreja terá um núcleo para atender dependentes químicos e seus familiares.

Leia também:

Santa Maria recebe mutirão de serviços

Veja a galeria de fotos: