02/05/2015 às 17:59, atualizado em 12/05/2016 às 17:47

Sobradinho comemora aniversário com serviços para a população

Projeto Ação e Cidadania atende moradores e será promovido em mais seis áreas da região

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília


O professor Astrogildo Melo registrou uma reclamação no estande do Procon-DF
O professor Astrogildo Melo registrou uma reclamação no estande do Procon-DF. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Os moradores do Grande Colorado, em Sobradinho, tiveram acesso, neste sábado (2), aos serviços oferecidos pelo projeto Ação e Cidadania, evento que fez parte das comemorações de 55 anos da região. Pela manhã, cerca de 350 pessoas passaram pelo Instituto Chico Xavier de Brasília, local cedido para o projeto, promovido pela Administração Regional de Sobradinho em parceria com órgãos do governo e empresários locais.

Os participantes foram recebidos com um lanche e tiveram acesso a serviços do Instituto de Defesa ao Consumidor (Procon-DF), da Agência do Trabalhador — como a emissão de carteira de trabalho —, da subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência (Pró-Vítima) e da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), que expôs produtos feitos por detentos.

O professor Astrogildo Almeida Melo, 67, acompanhado de sua esposa, a aposentada Donilha Almeida, 60 anos, aproveitou a oportunidade para registrar uma reclamação no estande do Procon-DF. “Mandamos fazer um toldo em nossa casa faz mais de um mês e a empresa ainda não realizou o serviço. Achei muito bom ter a oportunidade de fazer isso bem ao lado de casa”, disse.

Outra moradora da região que prestigiou o evento foi a dona de casa Milene Perpétuo, 70. Com dois filhos e dois netos, ela apreciou as peças no estande da Funap. No local, além de poltronas feitas com rodas de bicicleta, estavam expostos produtos como cadeira de rodas, churrasqueiras, quadros e quitutes como cural de milho, doce de leite, queijo, entre outros.

A diretora-executiva da fundação, Francisca Aires, destacou que essa é uma boa maneira de mostrar para a população que os detentos têm habilidades e que podem ser reinseridos no mercado de trabalho com qualificação. “Eles fazem cursos de panificação, serralheria, marcenaria, costura e cabeleireiro, por exemplo. Tentamos despertar os dons dessas pessoas para que elas voltem para a sociedade com uma profissão.”

Demandas
O projeto Ação e Cidadania ainda será levado, este mês, a outras áreas de Sobradinho, como Nova Colina, Denocs, Vila Rabelo, Córrego Arrozal, Vales dos Pinheiros e Vila Basevi. “A ideia é que, a partir de agosto, a cada três meses, essa iniciativa seja realizada com ainda mais serviços em locais mais carentes. Vamos acompanhar para receber as demandas desses bairros”, disse o administrador de Sobradinho, Divino de Oliveira Sales.

O administrador fez questão de ressaltar que todos os eventos de aniversário estão sendo feitos a custo zero. “Conseguimos parcerias com empresários locais, sociedade civil, além de contarmos com a ajuda de voluntários”.

Projeto Ação e Cidadania

5 de maio – Nova Colina
6 de maio – Denocs
7 de maio – Vila Rabelo
11 de maio – Córrego Arrozal
12 de maio – Vales dos Pinheiros (Sansão)
15 de maio – Vila Basevi

Leia também:

Sobradinho comemora 55 anos com muita festa em maio 

Veja a galeria de fotos: