15/05/2015 às 17:40

Primeira escola pública de Brasília comemora 55 anos

Governador participou de solenidade no Caseb nesta sexta-feira. Festa continua no sábado e é aberta à população

Por Dayane Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Inaugurado menos de um mês depois de Brasília na Quadra 909 da Asa Sul, o Caseb tinha a missão de atender os filhos dos pioneiros da capital federal. As portas do colégio foram abertas em 16 de maio de 1960 e, três dias depois, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, ministrou a aula inaugural.

Na época, havia quase 400 estudantes, e eram lecionadas aulas tanto do antigo ensino classe — da primeira à quarta série — quanto dos ensinos fundamental e médio. Hoje, 55 anos depois, a instituição tem 840 alunos, distribuídos em 37 turmas, que vão do sexto ao nono ano do ensino fundamental.

Para comemorar o aniversário da primeira escola pública de Brasília, foi realizada uma solenidade nesta sexta-feira (15). A banda do Colégio Militar fez uma apresentação musical, bem como alguns estudantes do Caseb, que interpretaram a canção Yesterday, dos Beatles. Amanhã (16), das 10 às 16 horas, a programação continua com feijoada, samba e food trucks — caminhões com comidas e bebidas à venda. Qualquer pessoa pode participar da festa.

A diretora da unidade de ensino, Angelita Amarantes, conta que quem entra no Caseb se identifica muito e raramente quer ir embora. “A maioria dos professores daqui está há mais de 10 anos. Muitos se aposentam aqui.”

Local de trabalho e estudo
“O Caseb não passa na vida da gente; ele fica.” Esse foi um dos motivos que fez a professora de ciências Sueli Costa Durante, de 52 anos, retornar à instituição onde estudou a sétima e a oitava séries, em 1978 e 1979. Com 30 anos de rede pública, ela deseja se aposentar trabalhando no local. “Tenho uma história de amor com o lugar; amei estudar e amo trabalhar aqui”, afirmou.

O governador Rodrigo Rollemberg assistiu à solenidade. “É dentro da escola que passamos os melhores anos das nossas vidas.” Também estavam presentes a esposa do governador e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg; o secretário de Educação, Júlio Gregório; o diretor do Colégio Militar de Brasília, coronel Denison Maia; e o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar.

Veja a galeria de fotos: