22/05/2015 às 18:50

Fercal recebe Mutirão do Trabalho nesta sexta-feira

Nos estandes, havia informações sobre cursos de qualificação, agências do trabalhador e orientação sobre seguro desemprego

Por Dayane Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A moradora da Fercal Robenita Pereira da Silva, de 33 anos, está desempregada há algum tempo e, na manhã desta sexta-feira (22), fez a pré-inscrição para cursos de auxiliar de enfermagem e vendedora comercial com expectativa de aumentar as chances de trabalho. “É muito difícil se inserir no mercado sem estudo e experiência comprovada”, reconheceu. “Vim para ver se consigo emprego fixo e sair das diárias em casa de família.”

A empregada doméstica participou do Mutirão do Trabalho, ação da Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo em parceria com as administrações regionais. Estandes montados das 9h30 às 12 h levaram serviços para dezenas de pessoas, como emissão de Carteira de Trabalho, orientação sobre seguro-desemprego, pré-inscrições para cursos de qualificação, agência móvel do Banco de Brasília (BRB) e culinária saudável.

Segundo o secretário da pasta, Georges Michel Sobrinho, a ideia surgiu depois de identificarem que a população não procura as agências do trabalhador e muitas vezes nem tem conhecimento de que elas existem.

A dona de casa Maria do Desterro Canuto, de 47 anos, aproveitou para renovar a Carteira de Trabalho rasgada e aprovou a comodidade: “Só trabalhei em casa de família e nunca foi regular, por isso, estou procurando emprego fixo e precisava de uma carteira nova”.

A iniciativa já foi promovida em duas regiões administrativas: Varjão e Sol Nascente, em Ceilândia. No Dia do Trabalho, houve uma extensão das atividades na Fundação Jardim Zoológico de Brasília. Os candidatos a uma colocação no mercado também podem verificar vagas disponíveis na Agência Virtual do Trabalho.

Onde procurar emprego
Agência Virtual do Trabalho
http://www.agenciavirtual.df.gov.br

Agências do Trabalhador
http://www.trabalho.df.gov.br/agencias-do-trabalhador.html