27/05/2015 às 19:57

Construção da pista de caminhada do Parque da Cidade será retomada

Iniciada em 2014, obra estava parada por falta de recursos e de projeto adequado a pessoas com deficiência. Previsão é concluí-la em quatro meses

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A construção dos 11 quilômetros da nova pista de caminhada no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek será reiniciada na próxima semana, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. O trabalho começou em setembro de 2014 e foi interrompido em novembro do mesmo ano por falta de empenho financeiro. No início de 2015, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios solicitou que o projeto fosse adequado a pessoas com deficiência, de acordo com o Decreto Federal nº 5.296, de 2004, que define as exigências legais de acessibilidade.

O governo comprometeu-se a cumprir o pedido. “Nós nos reunimos com associações de pessoas com deficiência e especialistas para garantir a acessibilidade no local”, afirma o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Fernando Chagas. Segundo ele, a recomendação do Ministério Público foi extremamente adequada, mas a falta de recursos financeiros só permitiu que o serviço fosse retomado agora. Contratadas por R$ 5 milhões, as obras serão concluídas graças ao financiamento de R$ 500 milhões feito pelo governo em parceria com o Banco do Brasil, em 29 de janeiro, destinado a empreendimentos de mobilidade e infraestrutura.

Nos próximos meses, a pista de caminhada receberá sinalização de mão dupla na cor branca, rebaixamento de calçadas e diferenciação entre área pavimentada e gramado para viabilizar o acesso às pessoas com deficiência visual. A previsão é que tudo fique pronto em setembro. “As adaptações serão feitas aos poucos para não causar transtorno aos frequentadores”, informa o subsecretário. A pista atual será destinada apenas a usuários de bicicleta, skate e patins, enquanto a nova via será exclusiva para pedestres e paralela à que já existe.

Inaugurado em 1978, o Parque da Cidade é considerado o maior parque urbano do mundo, com área de 4,2 milhões de metros quadrados. Semanalmente, mais de 80 mil pessoas passam pelo local. O funcionamento é de segunda a domingo, das 5 horas à meia-noite.

Leia também:

Financiamento do Banco do Brasil permite iniciar 103 obras até junho

Atletas profissionais já contam com ciclofaixa para treino no Parque da Cidade

Veja a galeria de fotos: