30/05/2015 às 23:46

Governo e comunidade discutem agenda ambiental

A reunião ocorreu neste sábado (30), durante o curso de formação de multiplicadores e de lideranças do Projeto Águas, no Lago Norte

Por Da Agência Brasília, com informações da Administração Regional do Lago Norte

Cerca de 80 pessoas participaram do primeiro dia do curso de formação de multiplicadores do Projeto Água, no Instituto Oca do Sol, no Setor de Chácaras do Lago Norte. O encontro serve para criar uma rede de sustentabilidade nas microbacias hidrográficas do Paranoá Norte por meio da formação de lideranças comunitárias.

“Estamos construindo um grupo de trabalho que tem compromisso com as questões do planejamento urbano de Brasília, por meio de ações coletivas como esta”, destacou o administrador do Lago Norte, Marcos Woortmann.

Grupos de conversas foram organizados para discutir a situação da Serrinha do Paranoá e sua importância para a qualidade das águas de Brasília e para o meio ambiente. O secretário do Meio Ambiente, André Lima, disse que o Estado tem disposição para trabalhar de forma integrada com a população. “A questão ambiental está dentro das prioridades do governo de Brasília e estamos atentos às demandas da comunidade”, disse.

Temas que asseguram a qualidade de vida e o cuidado ambiental foram apontados no primeiro dia de curso. “Os moradores têm interesse na regularização das áreas, bem como no acesso aos serviços públicos. Precisamos da parceria do governo para defender a cobertura vegetal da região e a continuidade da produção de água limpa”, justificou a presidente do Instituto Oca do Sol, Sol Udry.

A ex-ministra de Meio Ambiente Marina Silva, convidada para a abertura do curso, ressaltou a importância da discussão em torno da degradação ambiental e de suas consequências. “Quando a comunidade está preparada para tomar decisões que contribuem com o governo, faz a diferença. Somente assim, podemos evitar crises como a que estamos enfrentando com os recursos hídricos em São Paulo.”

O curso segue neste domingo (31), a partir das 8 horas, com oficinas temáticas. A agenda se encerra com show do violeiro e poeta Chico Nogueira, um dos criadores da Cia. Mambembrincantes.