02/06/2015 às 13:37

Governo lança ferramenta de pesquisa sobre oferta e demanda no mercado de trabalho formal

Estão disponíveis dados de abril de 2009 ao mesmo período de 2015

Por Dayane Oliveira, da Agência Brasília


O auxiliar de reservas Guilherme Alves, em uma rede de hotéis no Plano Piloto
O auxiliar de reservas Guilherme Alves, em uma rede de hotéis no Plano Piloto. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Atualizado em 2 de junho de 2015, às 14 horas

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) lançou nesta terça-feira (2) o Monitor do Mercado de Trabalho, ferramenta on-line que reúne informações sobre demanda e oferta de vagas no mercado de trabalho formal de Brasília. O acesso é público e gratuito. Com o mecanismo, podem-se observar os dados de abril de 2009 até o mesmo mês de 2015.

No endereço eletrônico mmt.codeplan.df.gov.br, um gráfico apresenta as profissões que tiveram variação significativa do salário/hora por mês. São ofícios registrados pela Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que lista 2.579 atividades.

O presidente da Codeplan, Lucio Rennó, acredita que o monitor será útil para preencher vagas com pouca procura no mercado. “Vai ser um instrumento muito proveitoso para mapearmos quais são as nossas potencialidades e as que se destacam na oferta de empregos específicos”, avalia.

Para o subsecretário de Qualificação Profissional, da Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo, Ricardo Pires, a ferramenta permitirá à secretaria ofertar cursos de qualificação de forma mais precisa: “Poderemos orientar nossa qualificação para aquelas áreas mais necessitadas e nas quais o trabalhador terá uma chance de ser empregado com mais rapidez e agilidade.”

Dados do MTE
A Codeplan utiliza os dados do MTE sobre contratações e demissões dentro do mercado formal. “Analisamos quais seriam as profissões com maior variação no salário e identificamos a demanda no mercado”, explica o diretor de Estudos e Políticas Sociais da companhia, Flávio Gonçalves. “A ferramenta virtual ajuda a responder questões como ‘que tipo de curso oferecer para qualificar os trabalhadores'”, completa.

De acordo com os números do ministério, trabalhadores do segmento de serviços de hotelaria e alimentação estão entre os que tiveram mais contratações líquidas em abril deste ano: foram 2.421 admissões e 2.102 demissões, ou seja, 319 novos postos criados. O administrador Guilherme Alves, de 26 anos, faz parte dessa estatística. Há dois meses, ele trabalha como auxiliar de reservas em uma rede de hotéis no Plano Piloto. “Estava há um ano desempregado. Fiz estágio como auxiliar administrativo em um hotel, entreguei o currículo e consegui a vaga.”

Como funciona
No monitor, as profissões são representadas por círculos, com tamanhos e cores diferentes. Os maiores significam alta contratação, e os menores, baixa. A diferença nas cores tem a ver com o salário. Quanto mais verde, maior crescimento na remuneração. O vermelho demonstra retração.

Além disso o mecanismo mostra características dos trabalhadores admitidos e demitidos — sexo, raça/cor, grau de instrução e idade média — e informações dos empregadores — tamanho dos estabelecimentos e regiões administrativas onde se encontram as vagas de empregos.

Acesse detalhes da metodologia utilizada pelo MMT

Veja a galeria de fotos: