03/06/2015 às 15:07

Agência do Trabalhador muda de endereço no Guará

Estruturada para proporcionar mais conforto ao cidadão, unidade de 228 metros quadrados tem capacidade para receber até 300 usuários por dia

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O Guará passa a contar, a partir desta quarta-feira (3), com uma renovada Agência do Trabalhador. Localizada dentro da administração regional e ao lado da Feira Permanente, a unidade tem equipamentos modernos, recepção para triagem, quatro atendentes e uma estrutura física capacitada a atender até 300 pessoas por dia.

O novo posto vai gerar aos cofres públicos uma economia mensal de R$ 25 mil — valor que era pago pelo aluguel do imóvel onde a agência funcionava anteriormente, na QE 2. No ambiente de 228 metros quadrados, será possível buscar encaminhamento para vagas de emprego, informações sobre seguro-desemprego e uma sala para receber empresários dispostos a oferecer oportunidades de trabalho.

O Distrito Federal tem 16 Agências do Trabalhador, além de uma exclusiva para autônomos, no SCN Quadra 1, Bloco D, Galeria Oeste, na Asa Norte. Assim como na unidade de Ceilândia, na do Guará existe um posto da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) conectado ao Ministério do Trabalho e Emprego. Assim, para solicitar o seguro-desemprego, o usuário consegue dar entrada no requerimento e, logo em seguida, fazer a homologação na carteira funcional, tudo no mesmo lugar.

Em até duas semanas, a Carteira de Trabalho Digital passa a ser mais um serviço oferecido na Agência do Trabalhador do Guará. Além dela, as unidades do Plano Piloto, de Ceilândia e de Taguatinga recebem a novidade, que será implantada nas demais em até 30 dias. De acordo com o subsecretário do Trabalho, Antônio Vieira Paiva, a novidade traz como benefícios a entrega do documento no ato da solicitação e a integração das informações de diversos bancos de dados do governo federal. “Isso agrega mais segurança ao documento e ao funcionário, pois todas as informações serão cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira”, explica.

Web
Existe ainda um espaço de assessoria para o empregador web — aquele que disponibiliza vagas de emprego na Agência Virtual. Ali eles serão orientados quanto à alimentação do banco de dados e ao cadastro de novas vagas de emprego. De acordo com a subsecretaria, os empresários com vagas a oferecer podem fazer isso diretamente pela Agência Virtual e, caso tenham dúvidas, solicitar esclarecimentos nesse local.

Salas exclusivas estão disponíveis para cursos e palestras voltados à qualificação profissional. A Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo pretende montar um cronograma das capacitações que serão ministradas na unidade. Esses espaços estão disponíveis também para empresas que queiram fazer seleção de pessoal.

Para o coordenador de Administração Geral da administração do Guará, Luís Carlos Vieira, a nova agência deverá ter uma boa procura, principalmente por estar em local de fluxo intenso de pessoas. “Ela vai atender tanto quem procura emprego quanto quem tem oportunidades a oferecer”.

Solenidade
A nova Agência do Trabalhador do Guará foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (3) com a presença do vice-governador de Brasília e administrador interino do Guará e do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Renato Santana, e do secretário do Trabalho e do Empreendedorismo, Georges Michel. “O governo entrega para a população um espaço renovado e com estrutura digna, pronto para atender aqueles que procuram uma recolocação no mercado”, destaca Santana.

Agência do Trabalhador do Guará
QE 23, Área Especial do Cave, Guará II — Administração do Guará
De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas