03/06/2015 às 21:20

Parte da Esplanada será interditada durante celebração de Corpus Christi

Motoristas que quiserem acessar a L2 ou a L4 Sul terão que passar pela via secundária S2, no anexo sul dos ministérios

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) interditará, nesta quinta-feira (4), a Via S1, no lado sul da Esplanada dos Ministérios, entre a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida e o Bloco B do Meio Ambiente e da Cultura. O bloqueio ocorrerá a partir das 16h45 e seguirá até o fim da procissão do Santíssimo Sacramento, solenidade em celebração de Corpus Christi.

O trecho anterior à catedral e o posterior ao Bloco B seguirão com acesso normal. A Via N1, que compreende o lado norte da Esplanada, terá apenas a interrupção de algumas faixas — entre os Blocos N, do Ministério da Marinha, e o J, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior — durante a passagem de fiéis em procissão.

De acordo com a polícia, os motoristas que quiserem acessar a L2 ou a L4 Sul deverão optar pela via S2, que passa pelos anexos dos ministérios. “Ao final da cerimônia, o fluxo da via será retomado gradativamente, por isso pedimos aos condutores que diminuam a velocidade ao passarem pelas faixas liberadas”, alerta o porta-voz da PMDF, capitão Michello Bueno.

Serão deslocados 36 policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar com 11 viaturas e 12 motocicletas para cuidar da segurança e do tráfego.

Tradicional tapete
Considerada pela Arquidiocese de Brasília o segundo maior evento católico, atrás apenas da festa de Nossa Senhora Aparecida, em outubro, Corpus Christi ocorre na segunda quinta-feira após Pentecostes. Um dos principais símbolos da celebração é o tradicional tapete — de areia, serragem, palha de arroz, sal, borra de café e bisnaga de tinta líquida — montado por cerca de 500 jovens de diversas paróquias de Brasília, no gramado próximo ao local onde haverá a celebração da Santa Missa.

O tapete retrata datas simbólicas para a Igreja Católica. Neste ano, as ilustrações farão referências ao Ano da Paz, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e o Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo papa Francisco. Em 2014, foram montados 18 quadros, cada um com 5 metros de comprimento e 4 metros de largura, totalizando 360 metros quadrados.

A Santa Missa será celebrada em um palco montado no gramado da Esplanada, em frente à catedral, e presidida pelo arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha. Na sequência, os fiéis seguem em procissão em torno do primeiro quadrilátero da Esplanada dos Ministérios. Será também no gramado a montagem do tapete.

Outra missa
O bispo-auxiliar de Brasília dom Valdir Mamede presidirá a missa de Corpus Christi da Paróquia Santíssimo Sacramento, às 9 horas. A igreja fica na L2 Sul, Quadra 606.

Veja a programação da solenidade de Corpus Christi:

6h30 — Início da montagem do tapete
15 horas — Início da concentração popular e ensaio dos cânticos
16h45 — Saída solene do arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, bispos presentes e todo o clero, da catedral para o altar da celebração
17 horas — Santa Missa
18 horas — Procissão solene do Santíssimo Sacramento em torno do primeiro quadrilátero, em frente à catedral, com a benção para os doentes, governantes e as famílias, seguida de uma grande queima de fogos de artifício