05/06/2015 às 18:57

Drones e robôs poderão ser utilizados em saneamento básico e recursos hídricos no DF

Acordo técnico entre Adasa e Universidade de Brasília vai gerar produtos avançados para monitorar galerias de águas pluviais e poços profundos

Por Da Agência Brasília, com informações da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, assinaram acordo de cooperação técnica na quarta-feira (3). O termo tem validade de cinco anos, e a propriedade intelectual dos equipamentos pertencerá aos desenvolvedores da universidade.

O objetivo é formatar ações nas áreas de saneamento básico e recursos hídricos. Caberão à equipe da UnB a criação e a construção de dois veículos de inspeção de galerias de águas pluviais, dotados de sensores e de câmeras; e de sondas para monitoramento de poços profundos de até 150 metros. Outro equipamento a ser projetado — útil para a área de fiscalização de campo — será o drone, capaz de oferecer imagens com referências geográficas de ambientes urbanos e rurais.

Engenharia
As propostas para a criação de soluções tecnológicas de professores e alunos de engenharia da UnB do Gama encontram-se em análise pelos técnicos da agência reguladora. A instituição de ensino federal vai se encarregar de capacitar os servidores da Adasa para a operação dos aparelhos.

A parceria é uma oportunidade para que as atividades acadêmicas se transformem em produtos e serviços em benefício da sociedade, viabilizando o desenvolvimento regional e estimulando possíveis atividades empreendedoras.