05/06/2015 às 15:54, atualizado em 12/05/2016 às 17:47

Postos do Na Hora operam com dificuldades

Previsão é que atendimento volte ao normal na segunda-feira (8)

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Desde a manhã desta sexta-feira (5), devido à falta de conectividade, três postos do Na Hora estão com os serviços indisponíveis: Rodoviária do Plano Piloto, Ceilândia e Taguatinga. Os demais, Sobradinho, Riacho Fundo I e Gama, apresentam instabilidade na rede. Os técnicos da empresa ATP — responsável pelo novo contrato — estiveram nos locais e previram a volta à normalidade na segunda-feira (8).

Sobradinho é o que tem melhores condições de atendimento, porque todos os serviços podem ser acessados, mesmo com a constante oscilação no sistema. No Riacho Fundo I, não funcionam serviços da Secretaria de Fazenda (SEF), do Departamento de Trânsito (Detran), da Companhia Energética de Brasília (CEB), da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), da Subsecretaria do Sistema Penitenciário e da Polícia Federal. No Gama, os atendimentos relacionados à SEF, ao Detran e à Caesb também se encontram fora do ar.

Troca de empresas
A Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão, responsável pelo Na Hora, esclarece que a instabilidade se deve à troca da empresa prestadora de serviço e de links. Os postos trabalham com dados integrados de 25 órgãos federais e distritais, e cada um deles tem sistemas de segurança próprios que precisam ser ajustados.

O novo contrato foi assinado em 29 de maio, e a transição nos sistemas operacionais tem deixado a rede de dados instável. Em nota divulgada durante o início da mudança, a antiga fornecedora, a B2Br, informou que “o funcionamento intermitente de todas as demais unidades é de responsabilidade da ATP, empresa contratada para assumir a gestão dos postos.”

Leia também:
Assinado contrato emergencial com empresa que fornecerá serviços ao Na Hora