Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
11/06/2015 às 16:28
Saídas de emergência bem-sinalizadas, uso adequado dos fogos de artifícios e autorização dos órgãos de governo são essenciais para o sucesso dos eventos
Chegou o período das festas juninas. Com ele, aumentam os riscos de acidentes se as devidas precauções não forem tomadas. A fim de garantir que as festividades ocorram de forma planejada e segura, a Subsecretaria de Defesa Civil preparou uma série de orientações para os organizadores. Os típicos foguetes, fogos de artifícios e fogueiras desta época, por exemplo, requerem atenção redobrada.
As primeiras dicas são organizar com antecedência e observar as exigências dos órgãos de governo. Eventos para um grande número de pessoas precisam ser comunicados à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, que poderá planejar, com as forças vinculadas, o efetivo de policiais, viaturas e bombeiros a serem enviados ao local. A administração regional e a Agência de Fiscalização (Agefis) também deverão ser informadas para que seja emitida a autorização.
O subsecretário de Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, enfatiza que a utilização inadequada de equipamentos e fiações pode provocar sérios acidentes. “Em muitas festas, os voluntários têm boa vontade, mas pouco conhecimento técnico; é preciso evitar o improviso, como as gambiarras — que geram sobrecarga —, e contratar um profissional eletricista”, exemplifica. Além disso, segundo o coronel, é importante as pessoas se conscientizarem da proibição de soltar balões. Essa prática costuma causar graves incidentes em consequência de incêndios nas matas e nas cidades.
Veja mais orientações:
Fogos de artifício
Instalações elétricas e prevenção a incêndios
Organização do evento
Em caso de dúvidas, denúncias e reclamações, ligar para a Defesa Civil, nos telefones (61) 3361-2154 e (61) 3361-1159.