Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
11/06/2015 às 20:28
Instituição divulga edital para 900 vagas em 41 cursos gratuitos. Os interessados podem se candidatar de 22 a 26 de junho pelo site
A Escola de Música de Brasília Maestro Levino de Alcântara divulgou, nesta quinta-feira (11), o edital de seleção para 41 matérias de formação inicial, continuada e de educação profissional técnica de nível médio. As cerca de 900 vagas são para o segundo semestre de 2015. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas exclusivamente pelo site da instituição, entre 22 e 26 de junho.
Para concorrer, é preciso conhecer o edital, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal de hoje (11). Nele, está o passo a passo do processo seletivo, assim como informações sobre os cursos oferecidos, que têm pré-requisitos diferentes. Em alguns casos, é possível aprender desde as primeiras notas. Em outros, é necessário algum domínio do instrumento.
Sorteio
A destinação das vagas, dependendo da modalidade escolhida, é feita por sorteio, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de julho. A avaliação dos interessados por meio de provas práticas, teóricas e de entrevistas será entre 13 e 16 de julho e servirá de seleção para os níveis mais avançados — como o ensino técnico, que tem caráter profissionalizante. O edital reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência.
“O ônus financeiro que os alunos têm é a dedicação, sem a qual a música não funciona”, observa o diretor da instituição, Ayrton Pisco, ao citar a gratuidade da inscrição e da matrícula. “A Escola de Música está de portas abertas tanto para as pessoas que têm o desejo de aprender um instrumento quanto para aquelas que querem se tornar profissionais.”
Harpa e oboé
As cerca de 900 vagas oferecidas são distribuídas entre: acordeom, alaúde, bandolim, bateria, cavaquinho, clarineta, contrabaixo acústico erudito e popular, contrabaixo elétrico, cravo, fagote, flauta doce e transversal, gaita cromática, guitarra, harpa, oboé, percussão erudita, piano erudito e popular, saxofone, trombone, trompete, tuba, viola caipira, viola de arco, viola da gamba, violão de sete cordas, violão erudito e popular, violino e violoncelo.
Estão disponíveis ainda estudos de iniciação musical infantil, cantos coral, erudito e popular, arranjo, áudio e gravação, elementos técnicos do palco, iluminação e musicografia digital.
A variação do número de vagas pode mudar a cada semestre em decorrência da capacidade da escola — em funcionamento desde 1963 e vinculada à Secretaria de Educação.