16/06/2015 às 20:25, atualizado em 12/05/2016 às 17:52

Rollemberg participa da posse de Edson Fachin no STF

Novo ministro assume lugar deixado por Joaquim Barbosa

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


Governador Rodrigo Rollemberg e o novo ministro do STF Edson Fachin
Governador Rodrigo Rollemberg e o novo ministro do STF Edson Fachin. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Tomou posse na tarde desta terça-feira (16) o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin. O jurista, que ocupa a vaga deixada pelo ex-ministro Joaquim Barbosa, aposentado em julho do ano passado, foi indicado ao cargo pela presidente Dilma Rousseff e deve participar da sua primeira sessão na Corte já nesta quarta-feira (17).

A cerimônia foi aberta pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski, e contou com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entre outras autoridades, amigos e familiares de Fachin. Ele foi conduzido ao plenário da Corte pelo ministro mais antigo, Celso de Mello, e pelo mais novo, Luís Roberto Barroso, onde fez o juramento à Constituição.

“Acredito que o Fachin será um bom ministro pelo seu currículo e pela sua atuação profissional”, destacou Rollemberg. À noite, o ministro receberá convidados para um coquetel em sua homenagem, cerimônia tradicional após as posses no Supremo Tribunal Federal. Ele teve o nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado em maio e pelo plenário da Casa.

Perfil
Nascido em Rondinha (RS), em 8 de fevereiro de 1958, Luiz Edson Fachin mudou-se com a família para o Paraná ainda criança, onde graduou-se em Direito em 1980 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Já pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), obteve os títulos de mestre e doutor.

Veja a galeria de fotos: