20/06/2015 às 14:23, atualizado em 12/05/2016 às 17:49

Avenidas Comercial e Samdu terão novo sentido

Governo vai transformar as duas vias de Taguatinga em mão única. Mudança deve ocorrer até julho

Por Paula Oliveira, da Agência Brasília


Avenida Samdu terá circulação somente no sentido norte-sul
Avenida Samdu terá circulação somente no sentido norte-sul. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

inversao de transito  em taguatingaAtualizado em 1º de julho de 2015, às 16h30:

Ao contrário do que foi informado, a Comercial terá um único sentido: do TaguaCenter ao centro de Taguatinga. Já os motoristas que trafegarem pela Samdu seguirão para o lado contrário.

O governo de Brasília prepara-se para inverter a direção de duas avenidas importantes de Taguatinga até o fim de julho. A Comercial terá um único sentido: do TaguaCenter ao centro de Taguatinga. Já os motoristas que trafegarem pela Samdu seguirão para o lado contrário.

As duas vias paralelas são, hoje, de mão dupla (duas pistas em cada direção), e a mudança é um desejo antigo da população. “Oitenta por cento dos moradores da região pedem essa inversão”, afirma o vice-governador de Brasília, Renato Santana. Passam pelas duas avenidas cerca de 68 mil veículos por dia.

A medida é o primeiro passo a fim de preparar Taguatinga para outras mudanças, como a implementação do corredor do Eixo-Oeste (que ligará a região e Ceilândia ao Plano Piloto). “Não queremos deixar para discutir a inversão às vésperas do início das obras”, justifica Santana.

Semáforos
Uma comissão formada por órgãos do governo discute o cronograma de ações. “Precisamos definir como serão adaptadas as sinalizações verticais e horizontais, a mudança de posição dos semáforos e como será feita a conscientização da população”, enumera o diretor-geral do Departamento de Trânsito do DF, Jayme Amorim de Sousa.

Também será preciso que o Transporte Urbano do DF (DFTrans) programe as mudanças necessárias nas linhas de ônibus e que a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) revitalize os caminhos que os pedestres farão entre uma avenida e outra. Segundo estudo da Secretaria de Gestão do Território e Habitação, o percurso será de, no máximo, 500 metros — o que significa 10 minutos de caminhada.

A Novacap está encarregada ainda de revitalizar o asfalto da Samdu. O da Avenida Comercial foi reformado em 2014, mas também sofrerá intervenções onde for preciso, segundo o diretor de Urbanização da companhia, Antônio Coimbra. As obras foram iniciadas nesta semana, e os funcionários trabalham durante a madrugada e nos fins de semana para não atrapalhar o trânsito.

Veja a galeria de fotos: