23/06/2015 às 18:24

Hemocentro de Brasília recebe certificado ISO 9001

Atendimento, tecnologia e satisfação dos clientes são critérios da avaliação feita pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil

Por Dayane Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) ganhou nesta terça-feira (23) o certificado ISO 9001 do Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil). Segundo a superintendente do instituto, Dayana Costa Freitas, é o primeiro estabelecimento da área de saúde em Brasília reconhecido com o diploma pelo ICQ Brasil.

Isso significa que o Hemocentro trabalha dentro do sistema de gestão exigido pelo ISO (Organização Internacional para Padronização) 9001, que engloba oito princípios: foco no cliente; liderança; envolvimento das pessoas; abordagem por processos; melhoria contínua; abordagem por sistemas de gestão; abordagem factual para tomada de decisões; e relação de parceria com fornecedores.

“A fundação será referência para que todos os serviços prestados no SUS em Brasília e no Brasil estejam na qualidade e no patamar com os quais ela funciona”, disse o secretário da Saúde, João Batista de Sousa, na entrega do documento, na sede do órgão, na Asa Norte.

Equipamentos
O Hemocentro de Brasília foi qualificado com o ISO 9001 em 2012 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Hoje, obteve a certificação pelo ICQ Brasil. “O principal avanço foi a troca de equipamentos tecnológicos para doar sangue”, destaca Dayana Freitas.

Para a diretora-presidente da fundação, Miriam Daisy Camon Sacaggion, é necessário ter alta qualidade para conseguir não só o reconhecimento, mas também oferecer um ótimo serviço: “Nós procuramos sempre ter a tecnologia em dia com equipamentos atualizados, manutenção contínua e treinamento de pessoal”.

Na ocasião, estava presente o servidor público Hélio Antônio da Fonseca, de 46 anos, que doa sangue há 26 anos na fundação.

Saiba mais
O Instituto de Certificação Qualidade Brasil é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1996 pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado de Goiás em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

Tem como objetivo atender os empresários interessados no conceito da qualidade. É um organismo de certificação com aval do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Veja a galeria de fotos: