23/06/2015 às 15:47, atualizado em 12/05/2016 às 18:03

Selo Indústria Brasília vai identificar produtos feitos na capital

Ideia é promover e fomentar a indústria local

Por Kelly Crosara, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Atualizado em 23 de junho de 2015, às 22 h

Os produtos feitos em Brasília terão um selo para que o consumidor os identifique. A marca Indústria Brasília, lançada na manhã desta terça-feira (23), no mezanino da Torre de TV, faz parte das ações do projeto Promoção da Indústria do Distrito Federal. A iniciativa da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, tem como proposta mudar o perfil do consumidor e alavancar o setor produtivo brasiliense.

O governador Rodrigo Rollemberg destacou o grande horizonte que Brasília tem para o crescimento cada vez maior do setor. “Temos a maior renda per capita do País e somos um dos maiores consumidores do mundo.” De acordo com ele, o próximo passo é fazer com que a população local valorize o que é produzido na cidade e expanda esse mercado. Dados do Sebrae indicam que 92% do que é consumido na capital vem de outras unidades da Federação.

Para auxiliar o desenvolvimento local, o governo de Brasília também pretende articular programas com empreendedores da cidade. De acordo com Rodrigo Rollemberg, as merendas escolares poderão ser compradas por meio da agricultura familiar e a reforma das escolas públicas privilegiarão as empresas de médio e pequeno porte da construção civil. “Nesse primeiro momento, vamos examinar se estamos utilizando todas as possibilidades de compras da indústria do DF e desenvolver campanhas que estimulem o consumo desses produtos pela população.”

A qualidade da produção será o grande diferencial de Brasília em relação ao resto do País. O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, disse que tudo o que for produzido na capital passará por uma pré-qualificação regulamentada. “Vamos formular um regulamento que preveja itens de qualidade e esperamos, em até 90 dias, operar no mercado com os padrões de exigência.”

O superintendente do Sebrae no DF, Antônio Valdir Oliveira Filho, afirmou que essa é uma grande oportunidade para alavancar a indústria de Brasília. Segundo ele, a cidade tem um setor produtivo muito atuante e esse selo vai trazer a possibilidade de a população conhecer esses produtos. “Não vamos apenas carimbar uma marca e sim capacitar o pequeno empreendedor.”

Raio-X
O projeto Promoção da Indústria do DF prevê o mapeamento das empresas industriais, bem como o potencial empregatício e o faturamento do setor. Esse perfil permitirá que as instituições subsidiem o prosseguimento das ações subsequentes.

Estavam presentes na solenidade a esposa do governador, Márcia Rollemberg, o secretário de Turismo, Jaime Recena, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, o secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Arthur Bernardes, e a presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PDT).

Veja a galeria de fotos: