24/06/2015 às 12:33, atualizado em 12/05/2016 às 17:52

Projeto Quintas Codeplan promove debate sobre políticas públicas

Ciclo de encontros é aberto ao público. Objetivo do programa é traçar diretrizes de planejamento com participação do governo e da população

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


O presidente da Codeplan, Lucio Rennó
O presidente da Codeplan, Lucio Rennó. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Desde março, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) reserva a última quinta-feira do mês para debater assuntos de interesse público entre governo, instituições privadas, organismos internacionais e sociedade. O projeto Quintas Codeplan, segundo o presidente e idealizador, Lucio Rennó, tem como objetivo reafirmar o espaço da companhia como um local para discussão permanente sobre assuntos que interessam à população e à máquina pública. “Além de fazermos análises e dados, promovemos debates qualificados sobre questões emergentes no DF”, resume Rennó. Os focos temáticos abrangem questões como planejamento e desigualdade social.

Nesta quinta-feira, às 14h30, a quarta edição trará ao público o tema Indicadores de Políticas Públicas e Serviços e terá, como palestrante convidado, o secretário de Avaliação e Gestão da Informação, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Paulo de Martino Jannuzzi. “Falaremos, entre outras coisas, sobre a elaboração da Carta de Serviços ao Cidadão, documento que vai ampliar a transparência dos serviços públicos”, adianta o presidente.

A discussão é sempre mediada por Rennó e conta com participação de técnicos no assunto. “É uma forma de apresentar a esses profissionais as diretrizes de planejamento do governo e compartilhar experiências.”

Outras edições
O encontro inaugural do projeto, em 26 de março, teve o planejamento como tema e debateu a elaboração do Plano Plurianual do Distrito Federal, que definirá as estratégias de gestão para os próximos anos. Em 30 de abril, a Governança foi a pauta discutida entre os presentes. O último encontro, em 28 de maio, trouxe à tona a avaliação e os indicadores que mostram os impactos das ações do governo.

“A experiência tem sido enriquecedora e atrai bastante participação da plateia”, afirma o presidente da Codeplan, Lucio Rennó. “Os debates com profissionais qualificados contribuem para o fortalecimento de nosso quadro de servidores: quanto mais conhecimento, mais troca e qualificação dos serviços.”

Participaram das últimas edições secretários de Estado, administradores regionais, secretários de ministérios, representantes do Judiciário local, técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e de autarquias. Para julho, Rennó prevê a continuidade de assuntos sobre avaliação de políticas públicas: “Também estudamos discutir questões mais desenvolvimentistas a partir de agora, de acordo com os interesses da população”.

Quintas Codeplan
25 de junho (quinta-feira)
Às 14h30
Codeplan (Setor de Administração Municipal, SAM, Bloco H, Setores Complementares), Auditório Francisco de Assis Rodrigues, 2º andar
Aberto ao público
Mais informações: (61) 3342-1085 e www.codeplan.df.gov.br

Leia também:

Contribuições à Carta de Serviços ao Cidadão são analisadas pela Ouvidoria-Geral