25/06/2015 às 21:04

Nove toneladas de produtos distribuídas pelo Banco de Alimentos da Ceasa

Cerca de 7,5 mil quilos vieram de doações trocadas por ingressos para apresentações do Balé Bolshoi do Brasil e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional

Por Da Agência Brasília, com informações da Centrais de Abastecimento do DF


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O Banco de Alimentos da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) distribuiu 9 toneladas de produtos para entidades assistenciais, nesta quinta-feira (25). Foram 7,5 toneladas de produtos vindos de espetáculos do Balé Bolshoi do Brasil e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, promovidos pela Secretaria de Cultura, além de 1,5 tonelada de frango do Programa de Aquisição de Alimentos.

“Por meio da cultura, milhares de pessoas são beneficiadas”, resumiu o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal. “O Banco de Alimentos funciona com parcerias, e quanto mais a gente puder fazer essa articulação, mais estaremos ajudando crianças, idosos e pessoas em tratamento.”

A ação atendeu 60 entidades, que beneficiam mais de 9 mil pessoas, mas o público assistido pelo banco da Ceasa é maior: 166 entidades por semana, o que significa 43 mil favorecidos. “Eu tenho frutas, verduras, legumes e outros produtos como pão”, contou a presidente da creche Sonho de Criança, Marinalva Cajado.

“A ideia é trabalhar em rede e potencializar essas ações”, considerou a colaboradora do governo Márcia Rollemberg. “O que é feito aqui é especial, pois temos o governo, os parceiros e as entidades integradas.”

O secretário de Cultura, Guilherme Reis, acrescentou: “Entregamos alimentos que vieram do trabalho de bailarinos, coreógrafos e músicos”, lembrou. “Muitas pessoas não puderam assistir aos espetáculos, pois a procura foi muito grande, mas mesmo sem conseguir o ingresso elas deixaram os quilos de produtos para doação.”

Requisitos
O presidente da Ceasa-DF, Renato de Lima, aproveitou para convidar a população a colaborar: “Aqui é como coração de mãe, todos que puderem nos ajudar a atender essas entidades serão muito bem-vindos”, garantiu. O Banco de Alimentos tem o controle de tudo o que é distribuído e faz prestação de contas a cada mês. Administrado pela Ceasa-DF com a Secretaria de Agricultura e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), tem parceria com secretarias do governo de Brasília e de órgãos federais.

Todas as instituições participantes devem atender a critérios, como apresentar documentação e não ter fins lucrativos. O alimento deve ser processado e servido como refeição. Não é permitida a distribuição de produtos in natura.

Além da sede na Ceasa-DF, o banco tem três Unidades de Recebimento e Distribuição de Alimentos, em Planaltina, Brazlândia e São Sebastião, além do apoio dos internos da Fundação do Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), por meio do programa Reintegra Cidadão.

Veja a galeria de fotos: