Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
29/06/2015 às 16:24, atualizado em 12/05/2016 às 17:50
Governo estuda ampliar a concessão de táxis para oferecer um serviço melhor à população
Atualizada em 29 de junho de 2015, às 14h45
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, recebeu, na manhã desta segunda-feira (29), representantes do Sindicato dos Taxistas do Distrito Federal e os deputados distritais Dr. Michel (PP) e Rodrigo Delmasso (PTN), além do federal Rôney Nemer (PMDB). Apoiada pelos parlamentares, a categoria pedia providências do governo contra o aplicativo Uber, de carona remunerada, que presta serviço semelhante ao dos táxis, porém mais barato.
De acordo com os taxistas, o atendimento por meio do aplicativo significa concorrência desleal: os veículos não pagam impostos, atuam em situação ilegal e colocariam em risco a segurança do passageiro. O governador ouviu a demanda e acrescentou: “Nossa disposição é fazer com que o serviço ocorra de forma regulada e fiscalizada pelo poder público, como é o serviço de táxi”. O governo estuda a ampliação das concessões em Brasília. “Com isso teremos um número maior de carros atendendo com mais qualidade a população”, completou.
Protesto
De acordo com a Polícia Militar, cerca de 300 táxis saíram do ponto de apoio do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek em direção ao Estádio Nacional Mané Garrincha. Por volta das 11 horas, ocuparam duas faixas do Eixo Monumental, em frente ao Palácio do Buriti.
A Secretaria de Mobilidade considera irregular a carona remunerada oferecida pelo aplicativo. De acordo com a pasta, o serviço de transporte individual de passageiros no DF é feito por forma de permissão e autorização.
O Uber é um sistema de transporte individual não regulamentado porque não há como fazer o controle de cadastro de quem oferece o serviço. É classificado como transporte pirata pela pasta, com direito a multa de R$ 2 mil. Em caso de reincidência, vai de R$ 3 mil a 5 mil.
Internacional
Aplicativo internacional criado em 2009, o Uber tem como objetivo aumentar a acessibilidade dentro das cidades, gerando novas possibilidades para os passageiros e mais negócios para os motoristas. Está presente em 57 países e em capitais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Leia também:
Transporte de luxo oferecido por meio de aplicativo é considerado irregular
Veja a galeria de fotos: