10/07/2015 às 02:12, atualizado em 12/05/2016 às 17:52

Brasília ganhará centro de capacitação para governança em recursos hídricos

Cursos em parceria com governo francês serão um dos legados do 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá na capital em 2018

Por Paula Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

O governo de Brasília assinará acordo com a França e com uma instituição brasileira de interesse público sem fins lucrativos para criar cursos de governança e gestão de recursos hídricos e saneamento na capital do País. “Esse é um projeto que se encaixa perfeitamente no perfil de desenvolvimento que queremos promover em Brasília: uma cidade que tem como pilares fundamentais de desenvolvimento a educação, a ciência, tecnologia e inovação, o turismo, a cultura e o meio ambiente”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg.

A declaração foi dada na noite desta quinta-feira (9), após reunião com o diretor-geral do Office International de l’Eau International (órgão correspondente ao ministério francês de águas), Jean-François Donzier; com o conselheiro do Comitê de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base, Newton Azevedo; com o superintendente de Implementação de Programas e Projetos, da Agência Nacional de Águas, Ricardo Andrade; com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Paulo Salles; e com a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos.

Segundo Ricardo Andrade, outro centro será criado em São Paulo para operação do sistema hídrico. “Em Brasília, vamos tratar de planejamento”, resumiu. Jean-François Donzier alertou para o fato de que a água é o primeiro recurso natural a sofrer com mudanças climáticas e que deve ser tratada com seriedade. “É preciso melhorar a governança e capacitar os executivos para, enfim, renovar os serviços de água potável e de saneamento”, disse.

O secretário Paulo Salles saiu satisfeito da reunião: “Vamos capacitar nossos servidores, atrair pessoas de fora de Brasília e deixar um legado grande para a cidade com a realização do 8º Fórum Mundial da Água, em 2018”. Newton Andrade garantiu que a implementação do centro é rápida e que em breve será realidade. “A partir dessa reunião de hoje, vamos começar a definir os temas dos cursos.”

Compartilhando Água
A oitava edição do Fórum Mundial da Água ocorrerá em Brasília, de 18 a 23 de março de 2018, com o tema Compartilhando Água. O secretário Paulo Salles participou do sétimo encontro, em abril, na Coreia do Sul. Em junho, durante reunião na Secretaria do Meio Ambiente, ele apresentou impressões sobre o fórum. Salles disse acreditar que a versão brasileira pode ter uma programação mais voltada para experiências práticas, como idas a campo, opção não oferecida no evento sul-coreano.

O fórum mundial é o principal evento do planeta sobre o tema água. Desde o primeiro, em 1997, até o sexto — em 2012 —, o Brasil se apresentou como ator privilegiado pela importância de deter a maior quantidade de água doce do mundo e dispor de um sólido arcabouço institucional no que se refere à gestão dos recursos hídricos.

Leia também:

Brasília é oficializada como capital mundial da água

Brasília dá mais um passo para sediar o 8º Fórum Mundial da Água

Veja a galeria de fotos: