Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
23/07/2015 às 01:52
Governador assistiu ao concerto de lançamento do novo nome do grupo, que agora se apresenta como Brasília Sopro Sinfônica. Maioria dos músicos é formada por crianças e jovens
Composta por 54 músicos, a Banda Sinfônica Tocando Sonhos ganhou hoje (22) nova marca. A partir de agora, o grupo, que existe há oito anos, se apresentará como Brasília Sopro Sinfônica. O concerto de lançamento do nome ocorreu nesta noite no Teatro Dulcina de Moraes, no Setor de Diversões Norte.
Ao lado de um público de 400 pessoas, o governador Rodrigo Rollemberg, acompanhado da esposa, Márcia Rollemberg, assistiu ao espetáculo, que teve no repertório trilhas sonoras dos filmes Zorro e Star Trek. Os instrumentistas ainda estrearam o arranjo Tributo a Jorge, com músicas de Jorge Ben Jor. A expectativa deles é que, em breve, as apresentações ocorram mensalmente.
Bastante emocionado, o maestro Valdécio Fonseca agradeceu aos artistas — em sua maioria, crianças e jovens — pela dedicação. “Esta é uma noite muito especial para mim, pois marca uma nova fase. Muitos aqui nos acompanham desde o início”, afirmou o fundador da banda sinfônica, referindo-se à plateia, que aplaudiu de pé o grupo.
Rollemberg elogiou o trabalho de Fonseca. “É muito bom termos em Brasília pessoas como você, que, por meio da música, ensina crianças e jovens a construir um novo futuro.” Também assistiram ao concerto o secretário de Cultura, Guilherme Reis, o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, e o maestro titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, Claudio Cohen.
O projeto
A Brasília Sopro Sinfônica faz parte do Projeto Música e Cidadania, criado em 2007, no Varjão, pelo maestro Valdécio Fonseca. Atualmente no Paranoá por conta do espaço maior, a iniciativa beneficia gratuitamente mais de 280 pessoas, entre crianças e adultos.
Em cinco salas, a maioria com revestimento acústico, são ministradas aulas de teoria musical, musicalização infantil e prática instrumental para violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarineta, saxofone, trompa, trompete, trombone, eufônio, tuba, percussão sinfônica e violão.
A apostila com o conteúdo trabalhado nos cursos é fornecida pelo projeto, que funciona patrocinado pela Associação de Poupança e Empréstimo (Poupex) e tem o apoio do governo de Brasília.
Brasília Sopro Sinfônica — Projeto Música e Cidadania
Quadra 2, Paranoá (em frente ao Hospital Regional do Paranoá)
3049-5186
Leia também:
Projeto social leva música clássica ao Paranoá
Veja a galeria de fotos: