28/07/2015 às 20:28, atualizado em 12/05/2016 às 18:03

Governo e empresários discutem desenvolvimento econômico de Brasília

Rollemberg foi recebido por grupo de representantes da iniciativa privada para apresentar planos de trabalho do Executivo e ouvir demandas

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília


. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Para estreitar as relações do Executivo com a iniciativa privada, representantes do governo de Brasília reuniram-se, na tarde desta terça-feira (28), com o Grupo de Líderes Empresariais (Lide). “Temos de nos unir em torno de objetivos comuns no sentido de dar agilidade à economia e trazer inovação; todos ganham com isso”, constatou o governador, durante encontro no hotel Kubitschek Plaza. Fundado no Brasil em 2003, o Lide é formado por corporações nacionais e internacionais que promovem o fortalecimento do desenvolvimento econômico e social com base em debates e parcerias entre o Estado, a sociedade e o setor empresarial.

Rollemberg lembrou a crise financeira e a situação do Distrito Federal no início do ano, quando tomou posse. “Buscamos o equilíbrio financeiro desde o primeiro dia de gestão e seguimos neste desafio com soluções criativas.” O chefe do Executivo local apresentou projetos governamentais na área de arrecadação e investimento, como o reajuste da alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis Inter Vivos (ITBI).

Entre os temas discutidos com os empresários Rollemberg destacou a intenção de informatizar e modernizar o processo de emissão de alvarás, o fortalecimento do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a política de concessões e de parcerias público-privadas e a necessidade de implementação do Parque Tecnológico de Brasília.

Plano de obras
O governador também falou do recém-lançado plano de obras de 2015, que reúne ações de saneamento, infraestrutura e mobilidade. “Certamente são obras que farão toda a diferença na vida dos cidadãos”, assegurou. Na área de habitação, Rollemberg ressaltou o objetivo de superar a burocracia. “Estamos preparando dois projetos de lei, um para modificar o código de obras e outro para reorganizar a central de aprovação de projetos.”

“Brasília tem uma grande massa salarial, uma economia relativamente estável e um mercado consumidor considerável”, pontuou o governador. “Ao desenvolvermos um grande mercado como o da construção civil, por exemplo, movimentamos positivamente a economia.”

“Apesar das dificuldades, não vamos nos apoiar na crise”, reforçou o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio. O empresário Paulo Octávio, presidente do Lide, enfatizou a importância do encontro: “Temos aqui a sinergia entre o Executivo e a iniciativa privada, importante para toda a sociedade”.

Também estavam presentes os secretários de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos; do Esporte e Lazer, Leila Barros; de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Arthur Bernardes; de Turismo, Jaime Recena; de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade; a chefe da Comunicação Institucional e Interação Social do governo de Brasília, Vera Canfran; o deputado distrital Bispo Renato Andrade (PR); e a presidente da Câmara Legislativa, deputada distrital Celina Leão (PDT).

Veja a galeria de fotos: