30/07/2015 às 00:42

Codhab premia autor de nova identidade visual

Arquiteto morador de Águas Claras venceu o concurso nacional promovido para selecionar a marca da companhia

Por Isaac Marra, da Agência Brasília


João Augusto Pereira Júnior, de 27 anos, teve o trabalho selecionado entre 205 concorrentes
João Augusto Pereira Júnior, de 27 anos, teve o trabalho selecionado entre 205 concorrentes . Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) premiou nesta quarta-feira (29) o vencedor do concurso para a escolha da nova marca institucional. Morador de Águas Claras, o arquiteto e urbanista João Augusto Pereira Júnior, de 27 anos, teve o trabalho selecionado entre 205 concorrentes e conquistou prêmio de R$ 25 mil, além do diploma de honra ao mérito entregue hoje. Dez mil reais foram pagos na segunda-feira (27). O restante será quitado após a entrega do manual de identidade visual — documento que indica como utilizar a marca em impressos e em outros meios —, que deve ocorrer em 17 de agosto.

Nascido em Planaltina de Goiás e criado em Brasília, João Augusto elaborou 15 peças até chegar à vitoriosa. Depois de tanto trabalho, o arquiteto formado em 2012 concluiu que deveria juntar os conceitos de moradia e de acesso à habitação. Ele explica que a identidade visual é múltipla em significado e utilização. “A geometria simples comporta-se bem do cartão de visita ao outdoor“, avalia.

As propostas inscritas no concurso foram analisadas por uma comissão julgadora formada por representantes da Codhab, da Secretaria de Gestão do Território e Habitação, do Instituto de Arquitetos do Distrito Federal e da Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal. O concurso, dirigido a pessoas físicas das áreas de desenho industrial, programação visual, publicidade e artes plásticas, arquitetura e comunicação, teve 289 inscritos, mas 205 entregaram as peças no prazo previsto pelo edital.

O presidente da Codhab, Gilson Paranhos, julga acertada a decisão de escolher a nova marca por meio de concurso. “Não estamos dando um prêmio de R$ 25 mil, mas pagando por um serviço que saiu muito mais barato do que uma licitação”.

Os classificados do segundo ao quinto lugares receberão diploma de honra ao mérito e os demais, diplomas de participação.

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