14/08/2015 às 17:57

Escola Verde será reconstruída no Riacho Fundo I

Ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira, e obras devem ficar prontas em junho de 2016

Por Samira Pádua, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Atualizado em 14 de agosto de 2015, às 16h20

Foi assinada nesta sexta-feira (14), pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, a ordem de serviço para início das obras de reconstrução da Escola Classe 1 do Riacho Fundo I, conhecida como Escola Verde. O local — na QS 4, Lote A — está fechado desde 2011 por não oferecer estrutura segura a alunos e funcionários.

Com investimentos de R$ 5.251.222,08, provenientes da Secretaria de Educação, os trabalhos devem estar concluídos em junho de 2016. A gestão e o acompanhamento da reforma estarão a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

“A escola é um ambiente que propicia um novo horizonte para nossas crianças e jovens, e a Escola Verde é uma reivindicação antiga da comunidade, que será exemplo de sustentabilidade e qualidade na educação”, ressaltou o chefe do Executivo.

O projeto do prédio está voltado para a preservação ambiental, com coleta seletiva de lixo e uso não potável de água da chuva. Persianas permitirão mais ventilação e iluminação natural, além de economia de energia elétrica.

A nova estrutura contará com 2 pavimentos, 14 salas de aula com capacidade para 26 alunos em cada uma, auditório, parque infantil, sala de vídeo, biblioteca, refeitórios com cozinha, banheiros, teatro de arena, estacionamento, bicicletário e horta.

Também assinaram a ordem de serviço o vice-governador, Renato Santana, o secretário de Educação, Júlio Gregório, e o diretor-administrativo da Novacap, Júlio Menegotto. O evento contou, ainda, com a participação de integrantes de outras áreas do governo, administradores regionais, deputados distritais e lideranças comunitárias.

“[A reconstrução] é de extrema importância para a população, que já reivindicava essa escola há muito tempo”, afirmou o secretário de Educação, Júlio Gregório. “Mesmo quando estava funcionando, era em caráter provisório, atendia os alunos de maneira insatisfatória.”

Histórico
Com 3,1 mil metros quadrados, a Escola Verde do Riacho Fundo I é assim conhecida devido à cor da pintura. A unidade foi construída em 1991 para funcionar por um prazo de cinco anos, mas prosseguiu com as atividades até 2011.

Como a estrutura era feita de placas de amianto, o Ministério Público e a Defesa Civil interditaram o local, que corria risco de contaminação. Foi necessária a remoção dos cerca de 900 estudantes, encaminhados para o Caic Juscelino Kubitschek, no Núcleo Bandeirante; e para a Escola Classe 2, no Riacho Fundo I.

 

Veja a galeria de fotos: