18/08/2015 às 00:14

Destino de felinos do zoológico de Brasília é discutido por comitê

Santuário ecológico paulista interessado em acolher a onça-pintada Tuan e o leão Dengo foi convidado a participar de encontro do colegiado

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Foto: Andre Borges/Agência Brasília – 12.8.2015

Membros do governo local e representantes de órgãos federais e da sociedade civil vão se encontrar na terça-feira (18) para discutir a possível doação do leão Dengo e da onça-pintada Tuan à Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, de São Paulo. Os felinos vivem na Fundação Jardim Zoológico de Brasília. A reunião, no auditório do zoo, a partir das 14h30, será a primeira extraordinária do Comitê Interinstitucional da Política Distrital para os Animais, convocada pela Secretaria do Meio Ambiente, que convidou a associação interessada nos animais.

Segundo o subsecretário de Áreas Protegidas, Cerrado e Direitos de Animais, Romulo Mello, a ideia é que saia do encontro uma recomendação técnica sobre o assunto. “Queremos ter clareza das condições necessárias para que seja feita ou não a doação”, explica. Uma primeira análise jurídica sobre o caso, feita pela Procuradoria-Geral do Distrito Federal, será apresentada.

Para que a procuradoria emita um parecer definitivo é necessário anexar, por exemplo, documentação comprobatória de que o leão é patrimônio do zoológico e informações que mostrem a aptidão e o interesse da Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos para transportar, acolher e cuidar dos animais.

Comitê
O Comitê Interinstitucional da Política Distrital para os Animais foi criado por meio de decreto, em 4 de maio. É permanente e de natureza consultiva para assuntos ligados a políticas públicas de defesa e proteção. Presidido pela Secretaria do Meio Ambiente, o colegiado é composto pelas Secretarias de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Ambiental; de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Educação. Também fazem parte do grupo o Instituto Brasília Ambiental, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, a Polícia Civil, a superintendência regional da Polícia Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal.

Os animais
O leão Dengo chegou ao zoológico de Brasília em 21 de julho de 2011 com aids felina e problemas de desenvolvimento corporal causados por má alimentação e por falta de qualidade no confinamento anterior em um circo. Devido aos problemas de saúde, Dengo, que tem quase 16 anos, nunca foi exposto e sempre contou com acompanhamento médico-veterinário e uma rotina monitorada por biólogos e zootecnistas. Ele é cuidado em um recinto de tratamento com 77 metros quadrados.

A onça-pintada Tuan nasceu no zoo brasiliense e tem insuficiência renal crônica. Ao contrário de Dengo, o macho de 21 anos ocupa área de exposição.

Leia também:

Governo vai analisar proposta para doar leão que vive no Zoológico de Brasília