19/08/2015 às 23:48, atualizado em 12/05/2016 às 17:52

Comitê discute políticas públicas para crianças de até 6 anos

Entre as metas definidas na primeira reunião do colegiado, nesta quarta-feira (19), está o fortalecimento da rede de atenção a essa faixa etária

Por Isaac Marra, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O Comitê Distrital pela Primeira Infância iniciou suas atividades nesta quarta-feira (19), no auditório da Escola de Governo, com uma edição do encontro Diálogos de Direitos Humanos, cujo objetivo é discutir formas de aperfeiçoar políticas públicas. Durante a reunião, foram firmadas quatro metas prioritárias — a revisão do Plano Distrital pela Primeira Infância, lançado em dezembro de 2013; a criação de um programa específico para meninos e meninas de até 6 anos; a participação social das crianças nesse processo; e o fortalecimento da rede de atenção à população dessa faixa etária.

Resultado de uma parceria da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude com a de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, o evento de hoje reuniu cerca de 70 pessoas, de diversos setores da sociedade. Foi, ao mesmo tempo, a primeira reunião do Comitê Distrital pela Primeira Infância desde que o Decreto nº 36.509 estabeleceu sua nova composição em maio deste ano. “Precisamos de ações imediatas para atender a criança e tratar situações que violem seus direitos. Assim, teremos um adolescente e um adulto melhores”, vislumbrou a secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Jane Klebia Reis.

As principais demandas apresentadas pelo público foram a construção de mais creches e de unidades de acolhimento adequadas para crianças em situação de rua e o combate incessante à violência doméstica e ao abuso sexual de crianças. O secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, destacou que o governo trabalha para ampliar a rede de atendimento de pessoas até 6 anos, com a entrega de mais creches “com a qualidade que as crianças merecem”. Segundo ele, hoje são atendidas cerca de 50 mil meninos e meninas nessa faixa etária.

A colaboradora do governo Márcia Rollemberg, uma das idealizadoras da série Diálogos de Direitos Humanos, elogiou o trabalho em conjunto. “O mais importante é ver representantes das secretarias e da sociedade envolvidos nessa causa para que a gente possa ter em Brasília, de fato, a infância como uma prioridade de governo.”

Também participaram do debate o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, os secretários de Desenvolvimento Humano e Social, Marcos Pacco, e de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Marise Nogueira, e a promotora de Justiça de Defesa da Infância e Juventude, Luisa de Marilac, além de representantes das Secretarias de Cultura e de Saúde.

Veja a galeria de fotos: