19/08/2015 às 18:35

Viva Brasília leva mais segurança a pontos de ônibus

Poda de árvores perto de paradas é uma das ações com o objetivo de reduzir crimes. Ação está em Samambaia e em mais 12 regiões administrativas

Por Dayane Oliveira, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

As administrações regionais reforçam o trabalho de limpeza das ruas, de poda de árvores e de manutenção de iluminação pública com o objetivo de diminuir roubos nas proximidades das paradas de ônibus e dentro dos coletivos. De janeiro a julho deste ano, foram 1.234 ocorrências registradas em Brasília, o que representa redução de 15,3% em relação às 1.457 contabilizadas no mesmo período do ano passado. 

As primeiras a colocar o plano em prática foram as administrações de Ceilândia, do Cruzeiro, da Estrutural, do Gama, do Itapoã, do Paranoá, do Recanto das Emas, do Riacho Fundo I, de Samambaia, de Santa Maria, do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento, de Sobradinho I e do Sudoeste/Octogonal.

As ações fazem parte do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida. O programa, lançado oficialmente em julho, tem o objetivo de reduzir a criminalidade por meio do trabalho não só das forças policiais, mas também de vários órgãos do governo. Identifica as necessidades da comunidade e promove uma cultura de paz, com ações preventivas como projetos educativos, culturais e esportivos.

A intensificação do combate a esses roubos foi determinada durante a primeira reunião do comitê gestor do programa, em 29 de julho, do qual o governador Rodrigo Rollemberg faz parte e preside. O assunto foi o tema principal por serem crimes estatisticamente relevantes e impactarem diretamente na sensação de segurança do cidadão.

Ocorrências
No Viva Brasília, as administrações regionais são responsáveis por acionar os órgãos competentes para limpar as paradas de ônibus, podar as árvores e fazer a manutenção da iluminação pública. As iniciativas são necessárias para que as áreas fiquem mais claras e, assim, infratores tenham dificuldade de se esconder. “Os crimes contra o patrimônio, como roubos ao pedestre e às residências, se dão por oportunidades; um lugar que não é iluminado à noite pode favorecer o delito”, explica a coordenadora da unidade gestora do programa da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, Andréia Macêdo.

De acordo com levantamento da pasta, 62% dos casos de assalto a ônibus de janeiro a junho de 2015 foram em Ceilândia, no Recanto das Emas, em Samambaia e em Santa Maria.

Dos 115 pontos de ônibus de Samambaia, 17 precisavam de poda de árvores. O serviço foi feito no início de agosto pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A administração capina os matos nas proximidades das paradas e vistoria os postes à noite para identificar falhas.

Lâmpadas queimadas
No Recanto das Emas, também estão sendo recuperados o ginásio poliesportivo Tatuzão e áreas de lazer das quadras residenciais. No Sudoeste e na Octogonal, lâmpadas queimadas estão sendo trocadas, e as praças passam por revitalização, como capinagem, retirada de entulhos e pintura de meios-fios. “Quando falamos que a iluminação é importante, que a poda é importante, damos visibilidade para as pessoas que circulam por ali; é um cuidado com os locais e com os brasilienses”, afirma a coordenadora do Viva Brasília.

A Administração Regional de Santa Maria iniciou o cruzamento de dados sobre a criminalidade e as reclamações recebidas pela ouvidoria da administração a respeito da iluminação pública. Foram listados pelo menos 25 locais com necessidade de manutenção. No Paranoá, a prioridade são as áreas perto de escolas.

Viva Brasília
O programa foi lançado em 21 de julho, mas funciona desde o início do ano com quatro objetivos principais: redução dos crimes violentos letais intencionais; aumento da confiança da população nas instituições de segurança pública e melhoria da prestação do serviço público de segurança; redução dos crimes violentos contra o patrimônio; e diminuição da vulnerabilidade social por meio da promoção da paz social e de políticas de prevenção de violências.

Leia também:

Viva Brasília estabelece novo modelo de segurança pública

Viva Brasília aprimora regionalização da segurança pública

Viva Brasília discute redução da criminalidade no transporte público

Veja a galeria de fotos: