20/08/2015 às 11:25, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Metrô-DF lança edital para modernizar sistema de radiocomunicação

Equipamentos atuais foram comprados há cerca de 20 anos e precisam ser substituídos

Por Da Agência Brasília, com informações do Metrô-DF

A Companhia do Metropolitano de Distrito Federal (Metrô-DF) lançou, nesta quinta-feira (20), a primeira de uma série de 14 licitações previstas para os próximos dois anos. Publicado no Diário Oficial do DF e no site www.metro.df.gov.br, o edital de pregão eletrônico prevê a contratação de empresa especializada para renovar o sistema de radiotelefonia da linha 1. Os interessados devem apresentar propostas até as 9 horas de 3 de setembro.

Serão adquiridas antenas de transmissão e instalados cerca de 200 rádios digitais. Os equipamentos vão ser utilizados pela área operacional e por pilotos, agentes de segurança, agentes de estação e inspetores de tráfego. O novo sistema servirá para melhorar a comunicação entre os trens, as estações e o Centro de Controle Operacional do Metrô-DF. O objetivo é dar mais eficiência, agilidade e segurança ao transporte metroviário.

A empresa pública decidiu iniciar o conjunto de licitações com a substituição do sistema de comunicação porque os rádios atuais foram comprados há cerca de 20 anos. Em dois anos, eles não poderão mais ser usados por estarem defasados e por não se enquadrarem nos padrões técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A previsão é que os novos rádios entrem em teste até o fim de 2016 ou 12 meses após a ordem de serviço.

Leia também:

Metrô-DF receberá mais de R$ 790 milhões de investimentos até 2017