24/08/2015 às 21:19

Estudantes premiados na Olimpíada de Matemática de 2014 são homenageados

Brasilienses conquistaram 202 medalhas em competição com 18 milhões de alunos da rede pública de ensino de todo o País

Por Dayane Oliveira, da Agência Brasília


. Foto:Tony Winston/Agência Brasília

Atualizado em 24 de agosto de 2015, às 21h23

Mais de 800 estudantes da rede pública de ensino de Brasília foram homenageados, na tarde desta segunda-feira (24), pelas conquistas na 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, em 2014. A homenagem ocorreu em uma cerimônia que reuniu cerca de mil pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Os brasilienses conquistaram 202 medalhas na competição da qual participaram 18 milhões de estudantes de todo o Brasil. Dez foram de ouro, 64 de prata e 128 de bronze. Os outros 683 receberam menções honrosas por terem se classificado na segunda etapa do teste.

Acompanhado da esposa, Márcia Rollemberg, o governador Rodrigo Rollemberg entregou o certificado aos alunos, aos professores e às escolas que se destacaram. Também foram premiados com medalhas aqueles com colocações de bronze e de prata. As de ouro já haviam sido entregues em junho, no Rio de Janeiro.

Para o governador, é muito importante valorizar o talento dos alunos que estudaram e se destacaram no aprendizado de matemática. “A disciplina é fundamental para a formação de novos cientistas e engenheiros, por exemplo; portanto, estimular o ensino é essencial na melhoria da qualidade da educação pública no Brasil.”

Adolescentes
Os estudantes da rede pública que participaram da Olimpíada de Matemática têm de 11 a 18 anos e cursam do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Foram premiadas mais de 150 instituições das 31 regiões administrativas. Dez escolas receberam troféus por se destacarem, e 19 professores com o maior número de alunos classificados, diplomas de honra ao mérito.

Duas professoras de matemática — Paula Reiko, do Centro de Ensino Médio 9 de Ceilândia, e Cristiane Coqueiro, do Centro de Ensino Médio Setor Oeste, do Plano Piloto — ganharam um tablet cada uma. A primeira teve cinco, e a segunda quatro alunos premiados.

O medalhista de bronze Rodrigo Carvalho de Moura, de 13 anos, mora em Sobradinho e estudava no Centro de Ensino Fundamental 7 de Brasília quando conquistou a medalha. Ele gosta muito das matérias da área de exatas, mas participou da competição sem pretensão de ganhar. Até mesmo pela idade, ele ainda tem dúvidas sobre a carreira que pretende seguir. “Saber ninguém sabe o que realmente quer ser, mas pretendo ser neurocirurgião.”

A professora Cristiane Coqueiro estava muito feliz e orgulhosa de seus alunos. “Nos tempos onde só ouvimos falar da juventude desinteressada, principalmente em matemática, ter uma participação tão efetiva com resultados tão positivos para uma escola pequena é gratificante.”

Também estavam presentes o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho; o administrador do Plano Piloto, Igor Tokarski; o diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, César Camacho; e o coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas no DF, Reginaldo Ramos de Abreu.

Olimpíadas de matemática
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de incentivar o ensino da disciplina e descobrir talentos entre estudantes dessas instituições. Ela é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e das secretarias de Educação estaduais e do Distrito Federal.

A competição foi criada há 11 anos quando o governador Rodrigo Rollemberg era secretário de Inclusão Social do então Ministério da Ciência e Tecnologia, chefiado por Eduardo Campos. Na época, o instituto fez a proposta à pasta e ele a levou adiante. No primeiro ano, em 2005, foram 10 milhões de participantes.

Leia também:

Sistema socioeducativo classifica 21 para a segunda etapa da Olimpíada de Matemática

Veja a galeria de fotos: