25/08/2015 às 12:30

Biblioteca e sala do Arquivo Público ganharão nome de Ernesto Silva

Homenagem ao pioneiro será marcada com assinatura de termo de doação de documentos dele e abertura de exposição fotográfica

Por Da Agência Brasília, com informações do Arquivo Público do DF


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A biblioteca e a sala de consultas externas do Arquivo Público do Distrito Federal passarão a ter o nome de uma das figuras mais importantes da construção de Brasília: o militar, médico e servidor Ernesto Silva (1914 — 2010). A homenagem ocorre no momento em que a instituição acaba de receber documentos pessoais dele, que morreu em fevereiro de 2010, aos 95 anos.

Na quarta-feira (26), às 16 horas, no saguão do Arquivo Permanente, uma solenidade oficializará a cessão com a assinatura de termo legal de doação feita pela viúva, Sônia Souto Silva, de 77 anos. Paralelamente, será aberta uma exposição com 14 fotos de diversos episódios da trajetória do pioneiro. Também fará parte da mostra um retrato de autoria do pintor mineiro Carlos Bracher, em 2006, presenteado a Ernesto Silva.

Entre os documentos doados estão cartas de agradecimento do presidente Juscelino Kubitschek, homenagens de órgãos do governo, diplomas e certificados, livros, encadernações com informações sobre a carreira de militar e de servidor do governo local, além de fotografias de momentos importantes do crescimento da nova capital e da vida pública do homenageado. Integram ainda os pertences condecorações nacionais e estrangeiras.

Trajetória
Devido à participação ativa na mudança da capital para o Planalto Central na década de 1950, Ernesto Silva era conhecido como Pioneiro do Antes. Entre 1953 e 1955, o carioca de Vila Isabel foi secretário da Comissão de Localização da Nova Capital do Brasil e, em 1956, presidiu a Comissão de Planejamento da Construção e da Mudança da Capital Federal. De 1956 a 1960, com a cidade sendo erguida a pleno vapor, Ernesto Silva ocupou o cargo de diretor da Novacap, onde era responsável direto pelos departamentos de saúde, educação e assistência social.

Durante a construção de Brasília, ocupou diversas funções administrativas em atividades ligadas à saúde, à urbanização e à cultura. Foi ele, por exemplo, quem assinou o edital do concurso do Plano Piloto, vencido pelo arquiteto e urbanista Lucio Costa.

A criação da Fundação Hospitalar do DF e a construção do Hospital de Base — na época chamado de Hospital Distrital de Brasília — constam dos feitos dele nos primeiros anos da cidade. É autor de sete livros, com destaque para o Plano Educacional e Plano de Saúde do DF e a História de Brasília. Ele também participou da fundação do Rotary Clube de Brasília, do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, da Academia Brasiliense de Letras e da Aliança Francesa de Brasília.

Nascido em 17 de setembro de 1914, formou-se em ciências e letras em 1933 e tornou-se oficial do Exército três anos depois, chegando ao posto de coronel. Em 1946, realizou o sonho de ser pediatra, ao graduar-se pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.
 

Assinatura de termo legal de doação de documentos do pioneiro Ernesto Silva ao Arquivo Público e abertura de exposição com fotos raras do servidor
26 de agosto de 2015 (quarta-feira)
Às 16 horas
Saguão da Coordenação de Arquivo Permanente do Arquivo Público do DF
Setor de Garagens e Oficinas Norte (SGON), Quadra 5, Lote 23, Bloco B, s/n

Leia também:

Arquivo Público receberá documentos de Ernesto Silva

Exposição do Arquivo Público homenageia pioneiros do Lago Sul

Veja a galeria de fotos: