27/08/2015 às 19:10, atualizado em 19/05/2016 às 12:35

Fercal terá feira ecológica em setembro

Atividade faz parte da programação da Virada do Cerrado; um dos expositores é Tião Piauí, que produz artesanato de forma sustentável

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Ele nasceu no Maranhão como Antonio do Socorro Santos Serejo, está há 28 anos no Distrito Federal e leva o estado em que cresceu no nome pelo qual é conhecido. Tião Piauí, de 44 anos, produz desde bolsas, tapetes e luminárias a pufes, mesas e camas. Uma parte da matéria-prima vem de plantas como carnaúba e taboa. No Piauí, aproximadamente 200 pessoas de 84 famílias trabalham para ele na retirada do material, feita, segundo o artesão, sempre de forma a preservar o meio ambiente. “Se não maltratar, a natureza agradece e dá mais.”

Além do que vem do Nordeste, Tião busca arte no reúso de objetos de ferro-velho e de materiais da natureza-morta, como troncos de árvores que caem. As obras são vendidas — no Brasil e no exterior —, expostas ou alugadas. “Já imaginou se em cada casamento eu vendesse 200, 50, 30, 20 peças? E, depois, iriam para onde? Para o lixo”, exemplifica. “Quando alugo, a peça retorna para outras pessoas sem ser destruída, divulgando cada vez mais meu trabalho.”

Tião é um dos artistas expositores da feira ecológica marcada para 11 de setembro na Fercal. O evento de um dia integra a Virada do Cerrado — Cidadania e Sustentabilidade, que celebrará a Semana do Cerrado e contará com dezenas de ações de mobilização social, responsabilidade socioambiental e entretenimento.



A feira ecológica, organizada pela administração da Fercal, também integra a programação de aniversário da localidade, comemorado no dia 11. Além dos trabalhos do piauiense, contará com a exposição de vestimentas e acessórios sustentáveis, como chinelos feitos de caixa de sabão em pó, de materiais produzidos com sacos de cimento, a exemplo de bolsas, e de pufes feitos a partir de pneus e latões.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF) também estará presente com atividades como a oficina de processamento de mel. Além disso, a instituição vai divulgar cursos gratuitos em áreas como pecuária, agricultura, piscicultura e horticultura.

Mobilização
A Virada do Cerrado — Cidadania e Sustentabilidade ocorrerá de 11 a 13 de setembro e é resultado do trabalho colaborativo de órgãos dos governos federal e de Brasília com organizações da sociedade civil.


Virada do Cerrado
De 11 a 13 de setembro

Acesse a programação.

Leia também:

Água é tema de ação de ONG na Virada do Cerrado

Virada do Cerrado será de 11 a 13 de setembro

Veja a galeria de fotos: