31/08/2015 às 15:48

Candangolândia exibe exposição sobre o tempo e as ruínas da cidade

Mostra fotográfica apresenta a vida de pioneiros na construção de Brasília, a piscina de ondas no Parque da Cidade e a W3 Sul

Por Da Agência Brasília, com informações da Administração Regional da Candangolândia

A exposição fotográfica Ensaios sobre o Tempo retrata a história e o contraste entre utopia e realidade da capital brasiliense. Promovida pela Administração Regional da Candangolândia, a mostra será aberta na quarta-feira (2) e ficará em cartaz até 18 de setembro no Galpão Multiúso, ao lado da sede da administração.

A abertura será às 14 horas com a presença de dois dos três fotógrafos participantes — Arthur Monteiro e Isabela Lyrio —, de uma historiadora e de dois pioneiros moradores da Candangolândia — Zé Mineiro e Omar Morais. No vernissage, cerca de 80 alunos do Centro de Ensino Médio Julia Kubitscheck participarão dos diálogos e de uma visita guiada às 18 fotos em tamanho grande e às 30 em proporções menores.

Para o administrador regional, Roosevelt Vilela, o evento traz importância para a região: “Candangolândia concentrou e ainda concentra muitos pioneiros que ajudaram a construir Brasília e valorizá-los é reconhecer a nossa história”.

Piscina de ondas
O projeto do Coletivo Punctum, que tem recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), usa a fotografia como ferramenta. Tudo começou com cada um dos três fotógrafos documentando um tema de sua escolha: Arthur Monteiro teve como foco os pioneiros; Henry Macário, a piscina de ondas; e Isabela Lyrio, a W3 Sul.

Dezoito dessas fotografias foram ampliadas em grande formato e coladas em locais públicos em várias cidades do DF, em agosto de 2014. Durante os nove meses seguintes, os artistas fotografaram a receptividade e o desgaste das imagens nas ruas. O resultado rendeu o livro Ensaios sobre o Tempo, lançado em julho.

“Brasília é uma cidade nova, mas com ruínas precoces que levam a pensar na história da capital e nos contrastes entre utopia e realidade”, analisa a curadora Usha Velasco. “Elas instigam, também, reflexões que vão além do concreto e formam memórias afetivas.”

Itinerante, a exposição foi exibida pela primeira vez, em 9 de julho, no Plano Piloto, e percorreu Taguatinga e Planaltina. Depois de Candangolândia, vai para o Núcleo Bandeirante e a Vila Telebrasília.

Ensaios sobre o Tempo
De 2 a 18 de setembro
Das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas
Galpão Multiúso, ao lado da Administração Regional da Candangolândia
(Rua dos Transportes, Área Especial 1)
Mais informações: (61) 3301-9336