03/09/2015 às 16:15

Festival de cinema de Brasília vai muito além dos filmes concorrentes

Programação da 48ª edição inclui fóruns, debates, sessões para crianças e competição inédita entre 30 curtas-metragens produzidos por alunos de escolas públicas

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Uma das características do 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, de 15 a 22 de setembro, é ir além da exibição de filmes. Na programação de atividades extras estão lançamentos de catálogos, livros, DVD e ainda fórum, seminário e aulas — que levarão ao público assuntos como fotografia, roteiro, curadoria e coprodução internacional.

Os temas são voltados principalmente a estudantes, profissionais de audiovisual, cineastas, jornalistas e pesquisadores, mas não há restrições para o público em geral. Os eventos ocorrerão no Kubitschek Plaza Hotel, no Setor Hoteleiro Norte.

Destaque desta edição, o Fórum de Coprodução Internacional, associado à mostra paralela Continente Compartilhado, terá representantes de países interessados em realização cinematográfica colaborativa, que ultrapassa as barreiras geográficas. O objetivo é promover a interação e a divulgação das etapas de produção em diferentes lugares do mundo. Participarão das mesas cineastas da Argentina, da França, da Índia e dos Estados Unidos.

O seminário Curadoria e Circuitos contará com críticos, curadores e diretores artísticos com o intuito de discutir o ofício da curadoria no audiovisual. A iniciativa visa a compartilhar práticas e experiências entre curadores de festivais que abordam linguagens diversas. Entre as questões a serem abordadas, estarão a ética, a estética, os limites da curadoria contemporânea, os riscos e a situação do mercado atual.

Fechando o ciclo de atividades extras, haverá três master classes (aulas com especialistas): a primeira, em 16 de setembro, será ministrada pelo cineasta Walter Carvalho, diretor de Um Filme de Cinema (2015), a ser exibido na cerimônia de abertura do 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Em 18 de setembro, o roteirista Marcos Bernstein, de Chico Xavier (2010) e Central do Brasil (1998), falará sobre criação de roteiro. A terceira aula, em 22 de setembro, ficará a cargo do produtor Marcelo Torres — de Cidade Baixa (2005), Cazuza — O Tempo não Para (2004) e Diários de Motocicleta (2004) —, que abordará os caminhos da produção audiovisual.

Estudantes
Crianças e jovens da rede pública de ensino têm lugar reservado na 48ª edição do festival. Como em todos os anos, a organização exibe curtas para crianças no Festivalzinho. O evento para escolas agendadas nos dias 16, 17, 18, 21 e 22 de setembro ocupará os teatros do Sesc de Ceilândia, de Taguatinga e do Gama. A seleção de filmes foi feita em parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

A novidade para os jovens está no 1º Festival de Filme Curta-Metragem das Escolas Públicas, lançado em 1º de julho pelas Secretarias de Cultura e de Educação. Os alunos tiveram quase dois meses para produzir e inscrever curtas de até cinco minutos de duração, que poderiam ser feitos com câmera ou celular.

As coordenações de ensino das regiões administrativas registraram um total de 101 filmes, com destaque para Santa Maria e Guará, que tiveram, respectivamente, 40 e 30 inscritos. As outras produções são do Plano Piloto/Cruzeiro (11), de Ceilândia (8), de Planaltina (3), de Brazlândia (2), do Paranoá (2), do Recanto das Emas (2), do Gama (2) e de São Sebastião (1).

Durante o festival, em 18 de setembro, duas sessões diurnas serão destinadas ao 1º Festival de Filme Curta-Metragem das Escolas Públicas. Na sexta-feira (18), será a abertura e a exibição dos 30 selecionados pela comissão julgadora. Na segunda-feira (21), na véspera da premiação da mostra competitiva, haverá homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho, premiação e exibição dos vencedores nas categorias melhor filme, roteiro, direção, ator, atriz, fotografia e montagem.

Veja a programação das atividades extras.

Fóruns, seminários e master classes
Kubitschek Plaza Hotel
(Setor Hoteleiro Norte, Quadra 2, Bloco E, Asa Norte)
Inscrições: até 4 de setembro (sexta-feira)
Pelo e-mail: festbrasilia@gmail.com
Mais informações: (61) 3325-7777

Veja a programação das mostras competitivas e paralelas.

Leia também:

Pela 1ª vez, Festival de Brasília traz mostra de coproduções internacionais