04/09/2015 às 11:33, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Lazer, cultura e educação celebram os 59 anos da Fercal

Fazem parte da programação cavalgada, missa, shows, bolo, desfile cívico e palestra sobre empreendedorismo

Por Da Agência Brasília, com informações da Administração Regional da Fercal

Fercal 59 anos Agencia BrasiliaDurante os quatro fins de semana de setembro, os moradores da Fercal terão diversas opções culturais, de entretenimento e educativas. Os eventos são em homenagem aos 59 anos da região administrativa, comemorados em 11 de setembro.

A abertura das festividades começará neste sábado (5) com exibição a céu aberto do desenho animado norte-americano A Era do Gelo, de 2002, que gerou outros três filmes. A película, com direção de Chris Wedge e do brasileiro Carlos Saldanha, será exibida às 19 horas no Espaço Cultural.

No dia 11, haverá, às 8 horas, cursos gratuitos de agricultura familiar e sustentabilidade a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar-DF). Às 9 horas, estudantes das redes pública e privada, academias e a Banda Marcial do Corpo de Bombeiros Militar do DF participarão de um desfile cívico pela Avenida Central. A manhã será encerrada com o corte do bolo de aniversário, no Espaço Cultural.

Durante o mês, a programação continua com exposição sobre a história dos moradores, apresentação teatral com o grupo SOS Fercal e show de viola, além de cavalgada, hip-hop e missa.

Os eventos são parceria entre a administração regional e comerciantes e ainda a comunidade, entidades religiosas e o Sistema S.

População
Situada às margens da Área de Proteção Ambiental Cafuringa, a Fercal surgiu em 1956 e fica entre Sobradinho e Sobradinho II. Foi oficialmente considerada região administrativa com o Decreto n° 4.475, de 2012.

Com riqueza de minerais, como o calcário, que contribui muito para o crescimento socioeconômico. Nela estão as empresas produtoras de cimento e usinas de asfalto do DF.

Pequenas cachoeiras, grutas, cavernas e trilhas também fazem parte da característica da área, composta por 14 comunidades, das quais seis são rurais e oito, urbanas.

A população urbana — estimada em 2013 pela Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios, da Companhia de Planejamento do Distrito Federal — é de 8.536 habitantes.

Quem sai da Rodoviária do Plano Piloto até a Escola Classe Engenho Velho percorre aproximadamente 20 quilômetros. Para chegar ao local por ônibus, a empresa Piracicabana tem a linha 506.4. Veja os horários.