As 30 melhores produções dos estudantes serão exibidas na sessão especial de 18 de setembro no 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

" /> As 30 melhores produções dos estudantes serão exibidas na sessão especial de 18 de setembro no 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

">

09/09/2015 às 22:16

Sai a lista dos indicados ao 1° Festival de Curtas-Metragens das Escolas Públicas

As 30 melhores produções dos estudantes serão exibidas na sessão especial de 18 de setembro no 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Educação

Foi divulgada, nesta quarta-feira (9), a lista dos 30 filmes que mais se destacaram entre os 101 inscritos no 1º Festival de Curtas-Metragens das Escolas Públicas. Os vídeos escolhidos por um júri serão exibidos em 18 de setembro, no Cine Brasília, às 9h30, como parte da programação do 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Já a cerimônia de encerramento e premiação ocorrerá no dia 21, no mesmo horário e local, em sessão fechada para alunos e professores.

1 Festival Curta-Metragens das Escolas Publicas AgenciaBrasiliaCom o tema A Cara da Cultura em sua Cidade, a iniciativa — uma parceria entre as Secretarias de Cultura e de Educação — homenageia o cineasta paraibano Vladimir Carvalho, que completou 80 anos em janeiro. O desafio lançado pelas pastas foi que os estudantes produzissem trabalhos de até cinco minutos de duração, de qualquer gênero cinematográfico, utilizando câmera ou celular.

Entre os selecionados, estão centros educacionais (CED), centros de ensino fundamental (CEF), centros de ensino médio (CEM) e um centro de ensino médio integrado de 11 regiões administrativas. As produções variam de documentários e reportagens a ficção e animação.

Participantes
Os destaques incluem escolas públicas do Guará, com oito vídeos; e de Ceilândia, com seis produções. A Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro apresenta cinco curtas; e a de Santa Maria, três. Paranoá e Gama tiveram duas obras escolhidas em cada região, e os colégios de Brazlândia, do Recanto das Emas, de São Sebastião e de Planaltina participam com um filme cada.

Um júri composto por cinco funcionários das pastas envolvidas com o projeto foi responsável pela escolha, e será o mesmo que decidirá os vencedores nas categorias Montagem, Direção, Fotografia, Roteiro, Ator, Atriz e Abordagem do Tema.

Os 30 curtas selecionados também serão exibidos no Circuito de Cineclubes das Escolas da Rede Pública do DF e nos sites das Secretarias de Educação e de Cultura.

Leia também:

Festival de cinema de Brasília vai muito além dos filmes concorrentes

Pela 1ª vez, Festival de Brasília traz mostra de coproduções internacionais